Menu Fechar

Póvoa de Varzim – Município assina Carta de Compromisso com Lipor e Escola dos Serviços

A 22 de setembro foi assinada uma Carta de Compromisso entre o Município da Póvoa de Varzim, a LIipor e a Escola dos Serviços da Póvoa de Varzim (ES), no âmbito do Projeto de Sustentabilidade desenvolvido por esta instituição militar.

Esta Carta de Compromisso tem como principal objetivo a promoção da sustentabilidade e a disseminação de boas práticas ambientais nas suas instalações.

Aires Pereira, enquanto Presidente do Conselho de Administração da Lipor e Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, considera esta assinatura um “momento histórico e de grande satisfação” já que é a primeira vez que a Lipor estabelece um compromisso com uma instituição militar para a adoção de um conjunto de procedimentos no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos. Acrescentou que a Escola dos Serviços pode sentir “orgulho em fazer parte desta equipa porque Lipor é um símbolo de qualidade e compromisso para com o ambiente, símbolo este reconhecido não só a nível nacional como internacional”.

Aquilino José António Torrado, Comandante da Escola Prática de Serviços, manifestou “um orgulho imenso” por ter sido a primeira unidade militar a envolver-se num projeto tão importante para a sociedade e para o ambiente, acrescentando que o Exército também está solidário com esta causa.

Esta Carta de Compromisso formaliza todo um processo de cooperação estratégica que tem vindo a ser desenvolvido, desde janeiro de 2019, com vista à obtenção da Certificação “Coração Verde Lipor” pela Escola dos Serviços. A instituição já entregou mais de 100 toneladas de resíduos para reciclagem e valorização orgânica. A Escola de Serviços da Póvoa de Varzim é hoje um exemplo de como os organismos do Exército Português também podem ser uma referência de sustentabilidade.

ANO LETIVO NA ESCOLA NOVA ARRANCOU COM NOVO PAVILHÃO MULTIUSOS

O início do ano letivo foi especial para os alunos da EB1 Escola Nova que contam, a partir de hoje, com um novo pavilhão multiusos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente neste primeiro dia de aulas na Escola Nova para assinalar a conclusão desta obra que resulta de uma promessa feita pelo próprio.

Esta infraestrutura polivalente e moderna vai servir de ginásio ou espaço polidesportivo, permitindo às crianças brincar e praticar atividades coletivas; mas também de sala de apoio ao estudo, facilitando aos professores uma maior separação de turmas, especialmente importante agora em contexto Covid-19, e a organização de reuniões ou outro tipo de eventos.

Aires Pereira fez-se acompanhar pela Diretora do Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves, que agradeceu a disponibilidade total do Executivo com a comunidade escolar do concelho, revelando que “nunca houve nada que a Flávio Gonçalves tivesse pedido e que não nos tivesse sido concedido pela Câmara Municipal”.

O Presidente da Câmara Municipal recordou que, só neste mandato, já foram investidos mais de dez milhões de euros em infraestruturas de ensino.

Sublinhou ainda que continuará a apostar na recuperação das escolas do concelho, sem criar grandes polos descentralizados que afastariam as crianças da cidade, ou da sua comunidade, pois “investir na educação é investir nas crianças e no nosso futuro”.

EXECUTIVO APROVA AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DA ESCOLA DAS MACHUQUEIRAS

Em reunião do passado dia 12 de setembro, o Executivo aprovou a adjudicação da empreitada de ampliação e remodelação da Escolas das Machuqueiras, em Laúndos, pelo valor de 996.400,00 euros.

Este investimento, de aproximadamente um milhão de euros, representa mais um sinal do forte compromisso do Município da Póvoa de Varzim em oferecer à comunidade escolar do concelho estabelecimentos escolares com mais e melhores valências.

A Câmara aprovou ainda a reativação do projeto “Reciclar para Ganhar” no Mercado Municipal. A partir de agora, a máquina de recolha de resíduos recicláveis, que esteve momentaneamente suspensa por causa das restrições impostas pela pandemia, vai proporcionar mais vantagens aos utilizadores.

Aos benefícios existentes – vales de desconto nas compras do Mercado Municipal, bilhetes para o Cine-Teatro Garrett e entradas no Varzim Lazer – juntam-se agora descontos de 50% no aluguer do espaço em horário off-peak (Padel, Ténis e Squash) no Clube da Praia, experiências de paintball (indoor e outdoor) no Rangers Póvoa Clube, bilhetes de Metro (Z6) e um mês grátis de estacionamento à superfície.

Foram aprovados também um conjunto de apoios a associações locais, designadamente, à Associação de Pais e Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laúndos no sentido de assegurar o transporte de crianças e, por fim, ao Clube de Atletismo da Póvoa e à Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém para efeitos de manutenção das respetivas sede sociais.

UNIVERSIDADE SÉNIOR MANTÉM-SE ABERTA GRAÇAS AO APOIO DO EXECUTIVO

Durante a reunião do passado dia 08 de setembro, o Executivo Municipal tomou conhecimento da situação difícil em que se encontra a Universidade Sénior e aprovou o estabelecimento de um contrato-programa no sentido de permitir que a mesma volte a abrir no próximo ano letivo e continue a funcionar nas mesmas condições dos últimos anos.

A Universidade Sénior é um serviço à comunidade de manifesta importância social, promovido pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim e destinado a promover formação a adultos com mais de 50 anos que se encontrem em situação de inatividade profissional. O apoio do Município, num montante até 25.000,00 euros, ajudará a colmatar a quebra de receitas da Universidade Sénior causada pelo reduzido número de alunos inscritos e pela possibilidade de um novo encerramento num futuro próximo por razões de saúde pública.

Ainda ao nível de apoios, o Executivo Municipal reforçou o seu compromisso de não fixar teto máximo para a atribuição de ajudas sociais aos munícipes afetados pelo surto da Covid-19ao acrescentar ao total de 795.000.00 euros disponibilizados pelo Município desde o início da pandemia até agora, mais uma verba no valor de 24.334,21€. Este montante corresponde à relação das despesas de promoção de apoios sociais diretos e de aquisição de bens e serviços relativos à proteção de saúde pública efetuadas entre os dias 21 de agosto e 4 de setembro.

Foi estabelecido um protocolo a celebrar com a Infraestruturas de Portugal para a construção, conservação, manutenção e limpeza dos passeios da Estrada Nacional 206. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, trata-se de uma intervenção “de pequenas dimensões mas de grande importância, ao nível do conforto e segurança, para quem se desloca todos os dias na zona entre a Habitação Social de Argivai e a rotunda da via B”.

Depois de apreciado o Relatório Preliminar elaborado pelo Júri do procedimento concursal para a empreitada da obra de Remodelação e Ampliação da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves II, concluiu-se não ter sido apresentada qualquer proposta com preço abaixo do preço-base publicitado. Visto que se mantém o interesse público na execução desta empreitada, decidiu o Executivo Municipal aprovar abertura de novo processo de concurso público com o preço base corrigido para que seja possível dar continuidade à obra e simultaneamente assegurar o prosseguimento das atividades letivas na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

Foi aprovado também o Protocolo de Colaboração com o Agrupamento de Escolas de Rates tendo por objeto o fornecimento de refeições aos alunos da Escola EB1 da Praça.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, a qual mereceu concordância por parte de todo o Executivo, endereçaram-se felicitações ao Póvoa Andebol Clube por ter colocado a nossa cidade na rota da principal competição entre clubes desta modalidade, de que estávamos afastados há 37 anos. Por fim, foi apresentado também voto de louvor do Município da Póvoa de Varzim ao Capitão Tenente José Manuel Marques Coelho pelo trabalho desenvolvido, desde 2016, enquanto Capitão do nosso Porto.

REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DE RATES E DA ESTELA EM CONCLUSÃO

Encontram-se concluídas as duas empreitadas para a instalação do Subsistema da Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas na freguesia da Estela e, entretanto, decorre a bom ritmo a segunda, e última, empreitada para a instalação do mesmo subsistema na freguesia de Rates.

Estes investimentos foram objeto de candidatura ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) no âmbito do aviso com o código POSEUR 12–2016–38, inserido no eixo prioritário III – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos e na tipologia de intervenção 12 – Ciclo urbano da água.

A candidatura, que previa um investimento global de 3.732.000,05, foi aprovada, tendo sido considerado como elegível um investimento global de 1.872.631,25 e uma comparticipação financeira do FEDER –  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante 1.591.736,56.

A Operação Subsistema da Rede de Drenagem de Águas Residuais de Rates e da Estela visa a extensão do sistema de saneamento de águas residuais a populações não abastecidas na área de influência do Município da Póvoa de Varzim, nomeadamente nas freguesias de Rates e Estela.

Devido à responsabilidade partilhada pela gestão do sistema de saneamento de águas residuais, a Operação Subsistema da Rede de Drenagem de Águas Residuais de Rates e da Estela será desenvolvida em parceria entre o Município da Póvoa de Varzim, enquanto entidade gestora responsável pelo sistema de saneamento de águas residuais em baixa e principal beneficiário da Operação, e a Águas do Norte, S.A., como entidade gestora responsável pelo sistema de saneamento de águas residuais em alta.

 

Texto : e-notícia / Etc e Tal jornal

Fotos: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

01out20

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.