A agência e produtora “Blue House” apresenta a programação e coprodução de um conjunto de atividades até Dezembro de 2020, em diversos espaços culturais da cidade de Coimbra.
Numa fase em que é clara a necessidade de convivermos responsavelmente com a ‘nova normalidade’, por um período ainda indeterminado, os espetáculos culturais e as valências económico-sociais que lhe estão associadas, não podem nem devem ficar estagnados. Coimbra, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, tem de dar o exemplo na resiliência, qualidade e diversidade da sua oferta cultural.
Serão mais de 80 atividades, entre concertos, showcases, conversas, leituras, DJsets, cine-concertos e jantares-concerto, que envolverão cerca de 200 profissionais (músicos, técnicos, produtores). Estas apresentarão nomes consagrados, novos projectos e criações recentes, os eventos decorrerão sob o mote ‘cultura segura’ , estando cumpridas todas as normas determinadas pelas entidades competentes.
Os vários ciclos de programação, foram idealizados com a contribuição dos seguintes parceiros: àCapella, Bruaá, Casa da Escrita, Centro Cultural Penedo da Saudade, Centro de Artes Visuais, Colab, Convento São Francisco, Fila K Cineclube, Liquidâmbar, Lux Records, Música da Casa, ODD, República da Saudade, Salão Brazil, Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro da Cerca de São Bernardo.
Não há margem para indecisões, temos 3 meses para preparar o FUTURO!
CINEMA AO PIANO : filmes musicados
A Blue House , em parceria com a curadoria da Fila K Cineclube , apresenta a programação de diversos cine-concertos, onde se conjugará o visionamento de películas clássicas da cinematografia universal com interpretações ao vivo e em tempo real, de diversos músicos da região de Coimbra.
Estas bandas sonoras terão como base o belíssimo piano de cauda do espaço àCapella, onde decorrerão os espetáculos, em diversos sábados e domingos em Novembro e Dezembro, sempre às 17h.
08nov – Hélder Bruno [A Paixão de Joana d’Arc (1928), de Carl Theodor Dreyer]
21nov – Sérgio Costa + Jorri [As aventuras do Príncipe Achmed (1926), de Lotte Reiniger]
22nov – Pedro Ferreira + José Rebola [As Sete Ocasiões de Pamplinas (1925), de Buster Keaton]
05dez – Jorri + Henrique Toscano [Harold Lloyd em Safety Last (1923), de Fred C.
Newmeyer]
06dez– Francisco Frutuoso + Bernardo Franco [Paris que dorme (1924), de René Clair]
CAFÉ CURTO: showcases no convento
A Câmara Municipal de Coimbra, o Convento São Francisco e a produtora Blue House apresentam o ciclo de programação, “Café Curto”, a decorrer no último trimestre de 2020.
Com encerramento agendado para 15 de Dezembro, todas as terças-feiras, entre as 19h e as 19h30, terá lugar no café-concerto do CSF um conjunto de 10 showcases de músicos com forte ligação à cidade de Coimbra.
Esta é uma aposta maioritariamente centrada em jovens artistas e projetos musicais nascidos recentemente, dando-lhes assim oportunidade para apresentarem o seu trabalho à cidade.
Numa fase em que é clara a necessidade de convivermos responsavelmente com a “nova normalidade”, por um período ainda indeterminado, os espetáculos culturais e as valências económico-sociais que lhe estão associadas, não podem nem devem ficar estagnados.
Estes showcases abraçam o mote ‘cultura segura’, estando cumpridas todas as normas determinadas pelas entidades competentes.
O ciclo arrancou no passado dia 13 de outubro com Senhor Doutor, projeto do músico Jorge Ferreira, que junta às suas melodias pop-folk uma ácida e bem disposta ironia nas letras.
A entrada é gratuita, estão todos convidados para um Café Curto.
03nov – Lunar Drone
10nov – Defrosted Pork Chops
17nov – Spicy Noodles
24nov – Pinhata
01dez – Ruze
08dez – Eigreen
15dez – Filipe Furtado
Texto: Vìtor Pinto (Fenther ComPress) / Etc e Tal jornal
Imagem: Fenther ComPress
01nov20