“Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”, do fotojornalista José Sérgio, que pretende constituir um primeiro registo fotográfico dos modos de existência de uma comunidade ainda pouco conhecida e reconhecida na cidade, contrariando o estereótipo de que o Porto se manteve imune aos fluxos migratórios oriundos do continente africano.
“Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto” inaugurou, ontem, dia 31 de Outubro, no Mira Forum, em Campanhã, no Porto, onde fica patente até 23 de Dezembro, e é uma tentativa de documentar uma comunidade que parece estar em franco crescimento e em franca diversificação, apesar da escassez de instrumentos estatísticos e/ou sociológicos capazes de mensurar e caracterizar este fenómeno relativamente recente.
À luz do debate recente acerca da inclusão de uma pergunta sobre a origem étnico-racial da população portuguesa no próximo Censos 2021, considera-se pertinente fixar a diversidade dos modos de existência de uma comunidade ainda pouco conhecida e pouco reconhecida. Para esse efeito, o trabalho de campo procurou rastrear não só os cidadãos que dão corpo a esta presença, mas também os lugares, os circuitos, as rotinas e os rituais que a definem, tendo em vista uma exposição que, mais do que uma soma de retratos individuais, propõe um retrato coletivo, certamente incompleto e aberto a atualizações, de uma comunidade fluida e plural.
Às imagens que constituem o núcleo duro de “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”, deverão juntar-se pequenos depoimentos e registos sonoros, dando voz à presença silenciosa que se pretende documentar.
Texto: Joana de Belém / Etc e Tal jornal
Foto: Mira Forum
01nov20