O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para os próximos três anos. É o segundo reitor da U.Porto – e o primeiro desde 1985 – a liderar a entidade de coordenação do ensino universitário em Portugal, nos 41 anos de história daquele organismo.
António de Sousa Pereira substitui no cargo António Fontaínhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Natural do Porto, é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde desenvolveu toda a sua carreira académica.
Em 2004, viria a ser eleito pela primeira vez diretor do ICBAS, posição que ocupou durante 14 anos, até ser eleito reitor da Universidade do Porto, em 2018.
O CRUP integra como membros efetivos o conjunto das 13 Universidades Públicas Portuguesas, às quais se juntam o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Universitário Militar.
Cabe ao CRUP colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, ciência e cultura e pronunciar-se sobre questões orçamentais e projetos legislativos que digam diretamente respeito ao ensino universitário público.
Texto: Porto. / Etc e Tal jornal
Foto: Egídio Santos
01nov20