A Assembleia Municipal do Porto irá reunir-se em sessão extraordinária, na próxima segunda-feira (16jan23), por convocatória da CDU, para discutir ‘A situação Social no Porto e o Acesso à Habitação’.
Segundo a Nota de Imprensa da coligação, “o Grupo Municipal da CDU, fará uma caraterização da crise económica e social que se vive no Porto, dedicando particular atenção à grave situação habitacional com que se debatem os portuenses.
Situação essa que se traduz por um brutal aumento dos preços, quer de venda, quer de arrendamento de habitações (que conduz à saída de muitos moradores, designadamente jovens, para municípios cada vez mais distantes), em paralelo com um aumento do custo de vida (com perdas reais e elevadas do poder de compra da maioria da população) e um significativo aumento dos juros (que está a fazer com que muitas famílias deixem de poder pagar os empréstimos habitacionais contraídos)”.
De acordo com a Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV), “esta grave situação exige que o Governo e a Câmara Municipal do Porto tomem medidas de emergência com o objetivo de, pelo menos, minimizar o impacto desta crise, assegurando ao maior número de famílias possível condições habitacionais com o mínimo de dignidade.
Constatando que tal não está a acontecer, o Grupo Municipal da CDU procura que o Município analise a situação, apresentando um conjunto de propostas com ações concretas que visam dar resposta a estas questões”.
Por fim, a CDU relembra que “é a única força política que, desde o início do mandato (tal como aconteceu em mandatos anteriores), aproveitou esta oportunidade regimental para transformar a Assembleia Municipal no necessário fórum de debate dos grandes problemas da cidade, tendo convocado, em 2021, uma sessão que discutiu o tema ‘Espaço Público: sua Requalificação e Revitalização’”.
Texto: Etc. e Tal / CDU Porto
Foto: Arquivo
14jan23