Menu Fechar

Câmara Municipal do Porto assinala centenário do nascimento de Eugénio de Andrade

A exposição ‘Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos’, promovida pelo Município do Porto, é, às 17 horas de amanhã (19jan23), dia em que se assinalam 100 anos do nascimento do poeta, inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira. Estará gratuitamente aberta ao público na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, até 23 de abril.

Com curadoria de Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e Rita Roque, a exposição apresenta parte do espólio editorial, audiovisual e fotográfico de Eugénio de Andrade, cedido em 2020 ao Município do Porto. 

Com aconselhamento científico de Arnaldo Saraiva, amigo de Eugénio de Andrade e incontornável investigador da sua obra, a exposição reúne cerca de 200 originais, como fotografias, postais, poemas manuscritos e datilografados, livros e objetos pessoais do poeta, provenientes do núcleo de coleções do Museu da Cidade e da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O espólio exposto atravessa diferentes fases e facetas da vida e obra de Eugénio de Andrade, poeta que fez da cidade do Porto a sua casa e inspiração para grande parte da sua obra.

Na inauguração decorre ainda a primeira sessão ‘Leitores de Eugénio’, onde convidados partilham poemas da sua predileção do autor de ‘As Mãos e os Frutos’. Pedro Abrunhosa arranca este ciclo que acontece quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir de um ponto de leitura disponível no espaço expositivo.

Esta exposição abre uma programação alargada de comemorações do centenário do nascimento do poeta.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da CM Porto / Etc. e Tal

Foto: Arquivo

 

18jan23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.