A História vai assinalar 2022 com um dos anos mais ricos em termos de acontecimentos marcantes para a cidade do Porto. Com intervenção direta da Câmara Municipal em diferentes áreas, houve inaugurações, lançamento de projetos, distinções nacionais e internacionais, reabilitações históricas.
Trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo atual Executivo e que culminou, por exemplo, com o melhor ano de sempre a nível turístico. Aqui fica um Top 10 dos acontecimentos mais significativos de 2022 para o Município do Porto:

MERCADO DO BOLHÃO – O sino voltou a tocar, a 15 de setembro, no renovado Mercado do Bolhão. Em pouco mais de dois meses de vida atingiu o marco de mais de um milhão de visitas. Para além das bancas de frescos e a diversidade na oferta dos produtos, o Município apostou, desde logo, numa agenda preenchida de eventos, aumentando, significativamente, o número de entradas.
Uma reabilitação entregue ao arquiteto Nuno Valentim e que recebeu, em 2022, importantes prémios do setor.

TERMINAL INTERMODAL DE CAMPANHÃ – “Um marco histórico para a reorganização de todo o sistema de transporte público do Porto e um passo crucial para a descarbonização da cidade”. Foi assim que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, definiu, no dia de inauguração (20 de julho), a importância do terminal para a cidade e a região.
Da autoria do arquiteto Nuno Brandão Costa, num investimento municipal superior a 13 milhões de euros e com uma área verde superior a 4,6 hectares, o TIC já recebeu mais de um milhão de passageiros.

BATALHA CENTRO DE CINEMA – A intervenção no edifício representou um investimento municipal superior a cinco milhões de euros e incluiu trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies, coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes.
A descoberta dos frescos de Júlio Pomar é outro dos destaques da empreitada de renovação, a cargo dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez. O icónico Batalha ganhou nova vida, agora como Centro de Cinema.
PARQUE CENTRAL DA ASPRELA -Era uma ambição antiga da cidade, mas nunca, anteriormente, concretizada. Ficou concluído, num esforço conjunto da Câmara do Porto, Universidade do Porto (U.Porto) e Instituto Politécnico do Porto (P.Porto). São seis hectares de paisagem cuidadosamente arquitetada, com espelhos de água, 900 elementos arbóreos plantados, mais de 700 elementos arbóreos preservados, ribeiras e mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

PARQUE DE S. ROQUE – A cidade ganhou, em 2022, mais espaços verdes. Em setembro abriu o renovado Parque de São Roque, em Campanhã. Aos quatro hectares existentes somaram-se mais 1,2 hectares a entrar em zona de mata, passando a gozar de novos miradouros com vistas privilegiadas sobre o rio Douro.
Um investimento superior a 1,4 milhões de euros. Os caminhos foram recuperados, plantadas mais de 200 novas árvores, os espaços de descanso intervencionados, os mirantes reabilitados e o icónico labirinto preservado.

MELHOR DESTINO DE CIDADE DO MUNDO – Primeiro recebeu a distinção de Melhor Destino de Cidade da Europa. Em novembro foi considerado o Melhor Destino de Cidade do Mundo 2022, na cerimónia dos World Travel Awards, em Omã. Tudo isto no melhor ano de sempre no que diz respeito a dormidas na cidade.
O Município do Porto apresentou também uma nova estratégia para o setor, focada no turismo positivo, com novas narrativas para os turistas, garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade para os seus moradores.

PACTO DO PORTO PARA O CLIMA -São já mais de 200 subscritores, de instituições de áreas tão diversas como a academia, justiça, educação, indústria, telecomunicações, construção, transportes, organizações não-governamentais, terceiro setor, desporto, ciência, saúde ou a cultura, com um compromisso comum: a defesa do presente e do futuro do planeta no que às alterações climáticas diz respeito. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e foi, oficialmente, lançado em setembro.

SERVIÇO TÁXI SAÚDE +65 – Superou a barreira das 15 mil viagens em 2022, permitindo a mais de três mil portuenses, com mais de 65 anos, deslocar-se em táxi, por motivos de saúde, a um preço fixo de dois euros por viagem. Para usufruir deste serviço, lançado em março do ano passado, os portuenses seniores só precisam de ter o cartão Porto. que lhe garante 12 viagens de táxi por ano, podendo ser previamente solicitado por telefone, num modelo de transporte a pedido.

REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS – A instituição, com quase 300 anos de história, passou de Batalhão a Regimento, num ano marcado por forte investimento no reforço de efetivos, equipamentos e infraestruturas. O investimento municipal ascende, desde 2013, a quase 12 milhões de euros. “A formalização da passagem a regimento é um acontecimento que honra o passado e o presente desta corporação, ao mesmo tempo que cria as bases de um futuro promissor”, sublinhou, na altura, Rui Moreira.
EQUIPAMENTOS DE ‘FITNESS’ EM ESPAÇOS – São autênticos ginásios ao ar livre. Estão espalhados um pouco por toda cidade, convidando à prática de exercício físico. Um investimento municipal na ordem dos 640 mil euros em equipamentos de ‘fitness’, a que se somam mais 100 mil na requalificação e colocação de tabelas de basquetebol em espaços desportivos destinados ao efeito, contribuindo para a promoção de estilos de vida saudáveis, potenciar o envelhecimento ativo e mitigar os efeitos dos fenómenos de exclusão social.
Texto: Paulo Alexandre Neves (Porto.) / Etc. e Tal
Fotos de destaque: Ursula Zangger (UZ)
04jan23

