No próximo sábado, 13 de maio, às 17h15, Pilar del Río e Inês Meneses vão estar no ‘Batalha Centro de Cinema’ para uma conversa após a exibição do filme ‘Función de noche’ (1981), de Josefina Molina.
Obra de culto e um dos primeiros exemplos do cinema ‘verité’ em Espanha, o filme debruça-se sobre a educação opressiva que as mulheres receberam sob a ditadura de Franco.
‘Función de noche’ retrata os bastidores da vida de Lola Herrera e Daniel Dicenta, atores outrora casados, que reveem as suas vivências e refletem sobre o isolamento, a repressão e a imaturidade da sua relação.
Cruzando ficção e cinema documental, esta destaca-se por ser a primeira obra do género a dar voz às mulheres dessa época, que lutavam pela igualdade e por um lugar na sociedade.
No final da sessão, Pilar del Río — presidente da Fundação José Saramago, escritor que colaborou com Josefina Molina — e a radialista Inês Meneses juntam-se para uma conversa sobre a obra.
‘Función de noche’ é apresentado no âmbito do ciclo ‘El Futuro Ya no Está Aquí’, com curadoria de Guilherme Blanc e Virginia Pablos. Apresentado até 31 de maio, o programa oferece uma perspetiva sobre o processo de libertação de Espanha e a sua transição para a democracia.
Texto e foto: Porto. / Etc. e Tal
09mai23