Natal é sinónimo de época mágica, especialmente para os mais pequenos, que vivem esta data com a expetativa da chegada do Pai Natal com um saco cheio de prendas… foi esta magia que se viveu no I Feirão de Natal, que decorreu este fim-de-semana em Ponte de Lima. A chegada do Pai Natal, com os seus duendes, num trenó puxado por uma rena, fez as delícias de dezenas de crianças que o aguardavam na entrada do recinto.
E foi assim, ao longo do evento, com o maior número de visitantes a registar-se no domingo, proporcionaram-se grandes momentos, com decorações e cenários, inspirados na ilusão e fantasias do Natal.
Com um programa dirigido para toda a família, destaque para o mercado tradicional com os seus produtos tradicionais da quadra e outros, o que permitiu a muitos visitantes fazer algumas compras de última hora.
Para os mais pequenos a Casa do Pai Natal era paragem obrigatória, para a foto com o Pai Natal; bem como as passagens pelos Worshops infantis sobre a “Construção de Marionetas de Papel”; “Natal com Ciência – Sabonetes” e os Mini Chefs, de “Guloseimas” e “Cake Design”. A animação infantil centrava-se ainda no carrossel infantil e nos ateliês de pinturas faciais e modelagem de balões, para regozijo dos mais pequenos. Os espetáculos musicais completaram o programa e animaram o evento, bem como as ruas envolventes, alargando a animação natalícia até às ruas do Centro Histórico.
“V FESTIVAL DO BACALHAU E DA DOÇARIA” DINAMIZOU TURISMO GASTRONÓMICO LIMIANO
O Município de Ponte de Lima aposta na dinamização do turismo gastronómico, sendo este um dos principais sectores de atração à Vila Limiana. De 11 a 13 de dezembro, o bacalhau foi rei, confecionado de diversas maneiras, numa oferta gastronómica que se complementa com a doçaria típica da região.
O evento, para além da degustação, promoveu uma venda de bacalhau seco, aproveitando esta época natalícia, para aconselhar como escolher, cortar e demolhar o tradicional Bacalhau.
O programa incluiu ainda Showcookings, workshop Infantil “Mini Chefs – Doces com Alegria”, provas de vinho verde e a apresentação do livro infantil “O Mar e a Pesca”, da autoria de Francisco Portela Rosa, foram algumas das muitas iniciativas que convidaram a passar um dia com a família e amigos, em Ponte de Lima, no V Festival do Bacalhau e da Doçaria.
Em simultâneo, realizou-se uma mostra de doces tradicionais, como forma de preservar a tradição da doçaria Limiana, que aposta no fabrico de doçarias finas e tradicionais, resultando na criação de produtos inovadores e de qualidade.
Integrada no projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, esta iniciativa abrangeu as campanhas especiais de alojamento, com 15% de desconto, em Hotéis e Casas de Turismo aderentes, e a oferta do leite-creme por cada dose, nos restaurantes aderentes ao Ponte de Lima em Alta.
Texto e fotos: Município de Ponte de Lima / EeT
01jan16



