Manifesto da Candidatura
“Nos últimos anos, o Porto sofreu com a austeridade. A falta de intervenção da Câmara e a sua obsessão pelo negócio imobiliário fez persistir e agravar muitos dos problemas da cidade e dos portuenses, apesar das mudanças políticas que estão em curso no país.
A reabilitação urbana, tão necessária quanto urgente, foi deixada pela Câmara à mercê da especulação e dos negócios. O resultado está à vista: a subida das rendas e o bloqueio no acesso à habitação. Hoje é fácil visitar o Porto mas é difícil aqui habitar. Mais de cinco mil portuenses deixaram a cidade entre 2013 e 2016.
A cidade perdeu população e envelheceu. No Porto, um em cada quatro habitantes tem mais de 65 anos. Muitos vivem em total solidão e isolamento que a pobreza e as limitações da mobilidade urbana se encarregam de agravar.
Nas políticas sociais, a aposta da CMP no assistencialismo privado e caritativo traduziu-se na redução do orçamento municipal dedicado a vencer o défice social para uns ínfimos 3%. Não admira que o programa de apoio aos sem-abrigo continue por implementar e que a saúde pública não tenha as respostas necessárias.
A derrota da direita no país travou a privatização da STCP e da Metro do Porto mas ainda muito está por fazer. A linha de metro do Campo Alegre foi reduzida e adiada, os STCP continuam a sofrer com falta de meios. O estacionamento pago – e caro – é uma nova dor de cabeça para os moradores e comerciantes. A cidade regista níveis preocupantes de poluição. A qualidade de vida é ainda prejudicada pela enorme carência a nível da oferta de ensino pré-escolar público, escassez de espaços verdes e oferta desportiva.
Com este executivo, a Câmara perdeu transparência, à medida que crescia o poder pessoal do presidente, e se evidenciavam os seus conflitos de interesse. Alguns progressos sectoriais não iludem a frustração e o falhanço do mandato de Rui Moreira em aliança com o PS de Pizarro e o CDS. Juntos impediram no Porto a mudança política que se verifica no país.
Acreditamos que o Porto pode ser melhor
Queremos uma cidade onde o turismo é regulado. Onde quem habita a cidade está protegido da especulação das rendas. Um Porto cosmopolita, onde a participação e a democracia se sobrepõem às negociatas de poucos. Uma Câmara Municipal que utiliza os seus recursos com clareza e respeito pelas regras republicanas.
Acreditamos que o apoio social é um direito democrático inalienável dos cidadãos e não uma esmola caritativa. É possível viver num Porto que respeite os seus, promovendo uma educação de qualidade e acessível, assumindo as prioridades para uma saúde pública eficaz. Uma cidade que vive a cultura sem a tratar como uma montra.
Para isso é preciso fazer ouvir os que na cidade não se revêm no atual executivo – e que são a maioria dos portuenses – descrentes daqueles que até há pouco foram aliados e pilares desse poder mas cujo objetivo é voltarem a entender-se para continuar a mesma política.
Acreditamos que a candidatura do Bloco de Esquerda, protagonizada pelo João Teixeira Lopes na Câmara Municipal e pelo João Semedo na Assembleia Municipal, representa essa alternativa para a cidade.
Porto: agora as pessoas.
Catarina Martins
Alexandra Oliveira (mandatária)
José Soeiro
01ago17
Este senhor devia era de ter vergonha por so viver da politica sem nunca fazer nada na vida e viver sempre custa da politica e de tanto fazer mal ao povo do Aleixo e associações da cidade acabou contudo que foi realizado depois do 25 Abril se vivesse no terreno nao daria os terrenos aos gatunos das sua cores politicas com negociosos dos terrenos do Aleixo com Duarte lima BES VITOR RAPOSO PARA AI NASCER CONDOMÍNIO DE LUXO VIRADO PARA RIO DOURO E ESTE POLITICO QUE ATRAIÇOOU NAS COSTAS TODOS MORADORES ATE REGRESSO DAS SUAS ORIGENS DO BARREDO RIBEIRA E QUE TENHA MAIS RESPEITO COM POVO QUE RECEVEU AQUI NO ALEIXO PORQUE AS TORRES NAO FORAM FEITAS PARA SER BAIRROS SOCIAS MAS SIM PARA RESTAURAREM O BARREDO RIBEIRA PARA RICOS LA MORAREM ESTE BAIRRO FOI FEITO MUITO ANTES DO 25 ABRIL NOS ANOS 1960 PROJECTO TAVORA PASSAE MUITO BEM DEUS LHE DEIA TUDO AQUILO QUE FEZ DE MAL OAS MORADORES TOME CONTA DOS SEUS AMIGOS DO PARTIDO ESTA RESPOSTA FOI ENVIADA PARA RUI RIO QUE ESTA CONTRA