Menu Fechar

ANIMAÇÃO DO REAL EM DESTAQUE NA “ANIMAR 13”

A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, acolhe a 13ª edição da ANIMAR, projeto educativo que integra uma exposição coletiva para toda as idades. A inauguração acontece no dia 10 de fevereiro (sábado), às 15 horas, e a entrada é gratuita.
A inaugurar no próximo dia 10 de fevereiro, a exposição ANIMAR 13 reúne obras dos artistas Paulo Patrício, Pedro Neves e Marta Monteiro e das duplas Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves e Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, destacando a contaminação entre o cinema de animação e o documentário no panorama cinematográfico nacional. Nesta edição, a Animar propõe assim um cruzamento entre os universos do real e do imaginado, quer através de animações baseadas em histórias e personagens reais, quer da ficcionalização de imagens documentais.A exposição tem como pano de fundo os filmes “Água Mole”, de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, “Pronto, Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, “Surpresa”, de Paulo Patrício e “A Praia”, de Pedro Neves, que vão saltar da tela para a galeria, onde estarão também patentes diversos objetos relacionados com o processo de produção fílmica como adereços, cenários, figurinos, entre outros.A proposta da curadoria passa pela expansão dos filmes do seu território tradicional, transpondo as atmosferas estéticas e narrativas para um espaço interativo, em forma de instalação, no qual o espectador é convidado a participar. Baseadas no imaginário destas obras, as ilustrações de Marta Monteiro darão cor e vida à sala destinada às atividades educativas.

Atividades complementares até… maio

Paralelamente à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática – que poderá ser visitada diariamente entre as 14h00 e as 18h00 -, a ANIMAR 13 apresenta, até maio, uma programação complementar que inclui sessões de cinema para escolas e famílias, visitas guiadas à exposição, workshops e ateliês.

A abertura das sessões de cinema está marcada para 25 de fevereiro, com a projeção do mais recente filme de Thierry Frémaux, “Lumière!: A Aventura Começa”, no Teatro Municipal, em parceria com o Cineclube de Vila do Conde. O documentário reúne vários excertos das cópias restauradas dos irmãos Lumière, afirmando-se como uma porta de entrada para a história do cinema e para a cinefilia, que é, aliás, um dos principais propósitos da Animar.

De cariz vincadamente educativo, a Animar promove todos os anos oficinas de iniciação ao cinema, destinadas à comunidade escolar do norte do país, e ateliês de longa duração, dedicados em exclusivo às escolas do concelho de Vila do Conde.  Os ateliês vão decorrer sob a orientação dos realizadores Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Paulo Patrício e Pedro Neves, e os filmes daí resultantes têm estreia marcada para a Festa de Encerramento da ANIMAR 13, a acontecer no dia 20 de maio.
A oferta formativa será complementada com workshops abertos de iniciação à banda desenhada, sob a orientação de Joana Estrela, e de técnicas de impressão, com a Oficina Arara.

A 13ª edição da Animar conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (programa Despertar), do Governo de Portugal (Cultura) e da Argatintas. É uma iniciativa da equipa do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

Texto: Alexandra Martins (Curtas Vila do Conde) / EeTj

Foto: CVC

01fev18

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.