Menu Fechar

Vila do Conde – Nova dragagem da barra arranca de imediato

Os novos e importantes trabalhos de dragagem da Barra de Vila do Conde vão avançar tão cedo quanto as condições do mar o permitam. Esta empreitada, que será executada através da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, orça em 460 mil euros e tem por objetivo a dragagem de 75.000 m3 de sedimentos, sendo 73.000 m3 na barra, canal e estaleiros da Azurara, e 2000 m3 no acesso ao salva-vidas, a fim de repor as condições de navegabilidade e segurança no porto.

A empreitada já foi adjudicada, tendo o contrato sido assinado em 22 de dezembro e a respetiva consignação efetuada no dia 28 do mesmo mês, sendo que o prazo máximo de execução é de 80 dias, contados a partir da data de consignação.

A presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, tem levado a cabo um trabalho contínuo de sensibilização das autoridades competentes nesta matéria, nomeadamente a nível governamental, acompanhando de perto a situação e desenvolvendo as diligências necessárias para que sejam garantidas as indispensáveis condições de segurança a pescadores e demais utilizadores.

ALBERGUE DE SANTA CLARA COM MAIS DE CINCO MIL PEREGRINOS EM 2017

Entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2017, o Albergue de Santa Clara alojou um total de 5231 peregrinos, mais do que duplicando o número total de peregrinos acolhidos em 2016, num total de 2542.

A nacionalidade com maior número de peregrinos corresponde à alemã, com 2054, seguidos dos polacos, com 794, dos italianos, com 541, dos holandeses, com 370, dos espanhóis, com 356 e dos americanos, com 335. No total o albergue recebeu 55 nacionalidades diferentes, mais quatro do que no ano anterior e representativas dos cinco continentes.

A grande maioria dos peregrinos inicia o Caminho Português na cidade do Porto, mas também os há, em grande quantidade, que escolheram Lisboa como ponto de partida. Em menor quantidade há os que declararam Vila do Conde como ponto de início da sua caminhada. Facto curioso é o de notar um fluxo crescente de peregrinos que partem de Santiago de Compostela a caminho de Fátima.

Durante este ano foram muitos os dias em que aquele equipamento esteve completo, sinal da atratividade que o Caminho Português está a ter e dando um sinal claro e positivo sobre o que ocorrerá em 2018.

A qualidade das instalações e das pessoas que têm feito o acolhimento dos peregrinos, entre voluntários e funcionários, é um dos pontos fortes mencionados pelos peregrinos das múltiplas mensagens que deixam ficar no Albergue de Santa Clara. Há, inclusivamente, peregrinos que, uma vez chegados a Santiago de Compostela, regressam ao Albergue de Santa Clara, partilhando a sua experiência e apreço pelo acolhimento feito.

A Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a fazer um esforço no sentido de qualificar o Caminho Português no seu território, onde se destaca a colocação de nova sinalização do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Central e de novos painéis informativos.

CONCURSOS DO PROGRAMA REVIVE ACELERAM ESTE ANO

mosteiro de santa clara - v conde

O Mosteiro de Santa Clara integra um dos concursos já prontos a serem lançados no âmbito do Programa Revive. Este programa, cujos objetivos também contemplam a recuperação e a valorização de monumentos e edifícios nacionais sem utilização, foi alvo, ao longo de 2017, de um profundo processo de preparação, tendo já sido lançados quatro concursos, a que agora seguirão outros três, designadamente o que é referente ao Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde.

Em 2018, e de acordo com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, os concursos para concessão turística serão lançados com mais frequência, já que o “trabalho de montagem de todo o processo, de levantamento arquitetónico de todos os edifícios e de estudos patrimoniais está concluído”.

A presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, está a acompanhar todo este processo desde a primeira hora, devendo ser lembrados todos os esforços encetados pela autarquia vilacondense e pela população, no sentido da defesa e preservação deste ex-libris de Vila do Conde, ficando agora a expectativa de se candidatarem investidores que devolvam vida e dignidade ao mosteiro, e lhe proporcionem uma utilização adequada.

CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA CASAS DE HABITAÇÃO SOCIAL

AMVC-Entrga de Chaves-Casas Sociais-8 Jan 2018-DSC_0829-face (1)

A presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, entregou, recentemente, as chaves de habitações sociais a cinco famílias, na sequência do concurso público promovido pela Autarquia.

Este foi o terceiro grupo, de um total de 50 famílias, que teve direito à atribuição de casa em regime de arrendamento apoiado, e a quem foram entregues habitações localizadas no empreendimento “Cidade Nova”.

A Dra. Elisa Ferraz, que se se fez acompanhar pelas técnicas da Ação Social, lembrou aos novos moradores os direitos e deveres de cada uma das partes, desejando-lhes ainda muita sorte para esta nova etapa das suas vidas.

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai continuar a acompanhar cada uma das famílias, pois é seu entendimento que o processo não termina com a entrega das chaves, mantendo o apoio necessário para o realojamento de cada um dos agregados familiares.

Textos: Teresa Sá (CMVC) / EeTj

Fotos: AMVC

01fev18

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.