A Câmara Municipal de Matosinhos e a empresa municipal Matosinhos Habit entregaram, no passado dia 29 de janeiro, seis habitações sociais a outras tantas famílias do concelho, correspondendo ao realojamento de uma dezena de pessoas. As casas agora disponibilizadas foram objeto de intervenções de reabilitação integral por parte da Matosinhos Habit. Só neste mandato foram já investidos 111.896€ na requalificação de fogos sociais devolutos.
Os fogos hoje entregues são quatro apartamentos T1, um T2 e um T3, localizados nos conjuntos habitacionais de São Tiago de Custóias, de Custió, de Recarei, de Gatões e da Biquinha. Entre os beneficiários contam-se um casal de idosos e duas famílias com filhos dependentes, cujos processos de atribuição de habitação estavam decididos há já algum tempo.
As famílias agora realojadas, provenientes das freguesias de Matosinhos, Leça do Balio e Senhora das Hora, vão beneficiar do regime de arrendamento apoiado, cabendo-lhes pagar rendas cujos valores oscilam entre os 5,37 e os 50,27 euros.
HOMENAGEM A GUILHERME PINTO
A Câmara Municipal de Matosinhos homenageou, no passado dia 08 de janeiro, Guilherme Pinto, isto na data em que se cumpriu um ano sobre o falecimento do ex-presidente da autarquia.
A homenagem foi composta por dois momentos. Pelas 12 horas uma cerimónia solene de deposição das cinzas de Guilherme Pinto no columbário do Cemitério de Sendim. Mais tarde, pelas 21h30, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma evocação do homem, do político e do autarca, na qual tomaram a palavra o padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente da Rádio Renascença, Manuel Pizarro, dirigente do Partido Socialista, o conselheiro de Estado António Lobo Xavier e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Guilherme Pinto, recorde-se, nasceu em Matosinhos em 1959 e faleceu a 8 de janeiro de 2017, tendo presidido à Câmara Municipal de Matosinhos entre 2005 e a data da sua morte. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi deputado da Assembleia da República e da Assembleia Municipal de Matosinhos, entrando para a vereação da autarquia em 1989. É responsável por um legado de modernidade, inovação e criatividade que contribuíram para o reforço do Poder Local Democrático em Portugal.
Para além das funções exercidas na Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto desempenhou outros cargos de grande relevo nacional e internacional, entre os quais a presidência da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, a presidência do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (EFUS) e a presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade. Era ainda membro do Comité de Monitorização e relator principal do Conselho da Europa.
Guilherme Pinto foi também membro do Conselho Político do Programa Europeu para a Sustentabilidade das Cidades e Regiões, membro do Gabinete de Estudos do PS e do Conselho de Jurisdição Nacional da JS, Secretário Coordenador e Presidente da Comissão Política do PS de Matosinhos, presidente da Comissão de Jurisdição da Federação Distrital do Porto do PS, membro da Comissão Nacional do PS, diretor de campanha em Matosinhos da candidatura do Dr. Jorge Sampaio à Presidência da República, vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto e cofundador da Fundação da Juventude e da Casa da Música.
Textos: Jorge Marmelo (CMM) / EeTj
Fotos: pesquisa Google
01fev18