Menu Fechar

Ponte de Lima- Albergue de Peregrinos registou em 2017 aumento de 17 por cento de ocupação em relação a 2016

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, ano após ano, regista aumentos extremamente significativos e, conforme se pode verificar nos dados estatísticos de 2017, recebeu no ano findo 13.558 peregrinos, dos quais 11.891 pernoitaram e 1.667 transitaram (carimbaram a Credencial do Peregrino), o que representa um aumento em relação a 2016 de, respetivamente, 1727 (16,99%) e 237 (16,57%) peregrinos.

Curioso foi o facto do mês de setembro ter sido aquele que mais peregrinos trouxe ao Albergue (2165, dos quais 1817 a pernoitar), contrariando a normal prioridade obtida, desde a abertura do equipamento, pelo mês de Agosto. Outro facto a registar é que as mulheres ultrapassaram os homens, com valores de 7.105 Peregrinas e 6.453 peregrinos, bem como o cada vez maior distanciamento verificado nos meios de locomoção: 12.988 a pé e 570 de bicicleta.

No que respeita às faixas etárias, as que se evidenciam são a dos 21-30 anos (2.027 peregrinas e 1.244 peregrinos, num total de 3271) e dos 31-40 anos (.1099 peregrinas e 1.003 peregrinos, somando 2102), sublinhando o facto dos peregrinos mais idosos terem 86 anos, no caso do sexo masculino e 87 anos, no feminino.

Os 10 países que encabeçam a lista de peregrinos de 73 nacionalidades arroladas são Alemanha (3546), Portugal (2256), Itália (1397), Espanha (1076), Polónia (682), França (508), EUA (380), Países Baixos (379), Brasil (349) e República Checa (307).

Torna-se, contudo, importante destacar que os peregrinos chegam um pouco de todo o mundo, como, de entre muitos exemplos, Argélia (130), Lituânia (57), Japão (51), Índia (5), Filipinas (5), Síria (4), Malásia (3), Singapura (3), Taiwan (3), Quénia (2), Marrocos (2), Albânia (1), Guatemala (1), Irão (1), Líbano (1), Moçambique (1), Nepal (1) e Tailândia (1).

Os principais locais de partida foram Porto (9044), Lisboa (784), Barcelos (427), Ponte de Lima (376), Braga (240), S. Pedro de Rates (108) e Fátima (106), numa listagem muito extensa que reúne pontos de partida que testemunham a importância do reconhecimento do Caminho Português de Santiago para os que procuram um trilho devidamente fundamentado em termos históricos. Referimo-nos, neste último caso, a locais como Vila do Conde (48), Matosinhos (18), Viana do Castelo (16), Sevilha (15), Abade de Neiva (11), Póvoa de Varzim (11), Sagres (4), Badajoz (3), Vila Real de Santo António (3), Cádis (2), Fão (1), Granada (1) e Madrid (1).

Pese embora a maior parte dos peregrinos tenha como destino Santiago de Compostela (11677), muitos dos que têm como meta Fátima (214) também procuram o Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima e os locais de partida são realmente de evidenciar: Santiago de Compostela (92), S. Jean de Pied de Port (29), Irun (11), Le Puy (6), Lourdes (5), Oviedo (4), Pamplona (4), Bilbao (3), Leon (3), Toulouse (3), Astorga (2), Biarritz (2), Helsínquia (2), Roncesvalles (2), Barcelona (1), Hendaye (1) Logroño (1), Marselha (1), Ourense (1), Roma (1), San Sebastian (1), Santander (1), Tours (1) e Varsóvia (1).

8.º CONCURSO REGIONAL DA RAÇA HOLSTEIN FRÍSIA DO ALTO MINHO REALIZA-SE EM PONTE DE LIMA

cartaz_frisia2018_PROPOSTA_2 (Large)

No âmbito da III Feira 100% Agrolimiano, entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2018, decorrerá no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima – Expolima – o 8º Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho. Numa organização conjunta do Município de Ponte de Lima e da Coopalima – Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, o 8.º Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho tem o apoio técnico da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia (APCRF), da Associação de Apoio à Bovinicultura do Norte (ABLN) e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Originários dos Países Baixos e da Alemanha, os bovinos de raça Frísia, têm grande expressividade por todo o Norte do país, e em particular no nosso concelho e, dadas as suas caraterísticas – grande porte, excelente capacidade de produção de leite e a qualidade da carne – são, ainda nos dias de hoje, um importante fator de desenvolvimento económico, principalmente no que diz respeito ao setor primário.

Numa altura em que, cada vez mais, se assiste a um regresso ao trabalho da terra e à atividade agrícola, mesmo por parte dos mais jovens, o Município de Ponte de Lima e a Coopalima pretendem assim promover a Raça Frísia, divulgar o seu potencial económico e premiar os melhores exemplares presentes a concurso. Esta é mais uma forma de divulgar e valorizar os produtos endógenos de Ponte de Lima e aquilo que de melhor temos para oferecer.

O 8.º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia do Alto Minho, realiza-se a 17 e 18 de fevereiro, na Feira 100% Agrolimiano, no Pavilhão de Feiras e Exposições, em Ponte de Lima.

MUNICÍPIO LIMIANO APOSTA NA PROMOÇÃO DE WORKSHPS DE PARENTALIDADE CONSCIENTE

 workshop_parentalidade_1

O Município de Ponte de Lima vai promover Workshops de Parentalidade Consciente direcionadas para público em geral, de forma gratuita, durante o mês de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal. Tratam-se de ações que visam criar a possibilidade de se explorar temáticas relacionadas com a educação, parentalidade e comunicação consciente de forma a contribuir para a aquisição de novas ferramentas, conhecimentos e estratégias que aumentem a colaboração e autonomia plena e consciente.

Este ciclo de workshops tem como objetivo a promoção de saberes e oportunidades de reflexão, através de dinâmicas de grupo e/ou individuais e outras atividades, e, também, de partilha de experiências e desafios ao nível pessoal, familiar, escolar num ambiente acolhedor, tranquilo e sem julgamento, apoiados pela facilitadora Augusta Dantas.

Esta iniciativa será seguramente uma mais-valia para quem:

– Tem curiosidade em saber mais sobre parentalidade consciente.
– Quer saber como educar uma criança verdadeiramente feliz.
– Procura estratégias que aumentem a colaboração e autonomia consciente das crianças com base no respeito e afeto mutuo, transformando desobediência em colaboração.
– Pretende saber como estabelecer limites com consciência.

PONTE DE LIMA PRESENTE NA XXII FEIRA DA CAÇA E TURISMO DE MACEDO DE CAVALEIROS

À imagem e os produtos típicos Limianos estão em destaque na XXII Feira da Caça e Turismo que decorreu no fim-de-semana de 27-28 de janeiro, em Macedo de Cavaleiros, em simultâneo com a XXIV Festa dos Caçadores do Norte. O Município de Ponte de Lima participa com um stand próprio, cujo objetivo é o de promover os seus produtos endógenos e toda a região.

Tendo em conta a temática do evento, o Município de Ponte de Lima destaca a próxima edição da Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima, que este ano se realiza mais cedo, junto dos caçadores, expositores, clubes e associações cinegéticas. A X Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima realiza-se no próximo mês de março, de 9 a 11, integrando a programação do projeto “Em época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.Considerando Ponte de Lima como uma imagem de Marca, o Stand dispõe ainda de uma mostra de produtos, nomeadamente o afamado Vinho Verde e o Artesanato tradicional.

AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS PREMIADOS PELA FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

15ª edição Fundação Ilídio Pinho

O Município de Ponte de Lima congratula-se com os prémios alcançados por três estabelecimentos de ensino do concelho de Ponte de Lima, atribuídos pela Fundação Ilídio Pinho, na 15.ª Edição do Prémio Ciência na Escola.

No total, foram premiados seis projetos apresentados pela Escola Básica António Feijó, pela Escola Básica de Freixo e pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. Os seis projetos agora premiados, dinamizados pela comunidade escolar, vem reafirmar a qualidade do ensino no concelho de Ponte de Lima e o empenho aplicado pelos diferentes agrupamentos na realização e concretização dos diferentes projetos pedagógicos.

A Fundação Ilídio Pinho visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores.

Textos e fotos: Gabinete Terra e Município de Ponte de Lima /EeTj

01fev18

 

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.