O Complexo Desportivo do Jamor (em Lisboa) foi o palco para a 7.ª edição da grande Festa do Futebol Feminino promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que decorreu no passado dia 26, reunindo mais de 700 jogadoras federadas ou não, entre atletas de clubes e de escolas, estas no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Desporto Escolar, que participaram distribuídas por 64 equipas a nível nacional nos escalões de sub-13 e sub-15.
Distinguiram-se nestas provas, disputadas sob o olhar atento da equipa técnica das seleções nacionais da FPF para o futebol feminino, em sub-13, o Sporting CP (clubes) e a EB Fazendas de Almeirim (escolas), que acabou por vencer a escola de Ovar, EB António Dias Simões (Agrupamento de Escolas de Ovar) por 2-0 na final. Já em sub-15 (clubes), as grandes vencedoras foram as jovens futebolistas de Albergaria-a-Velha e o Colégio Interno Porto (escolas).
Não deixando de ser um inesquecível momento esta experiencia única vivida, como diz a organização, num “local mítico”, nomeadamente para as jovens praticante do futebol no âmbito do Desporto Escolar, esta Festa do Futebol Feminino que reúne as experiencias da modalidade ao nível dos clubes federados e das escolas, é também um momento estratégico para o desenvolvimento do futebol feminino, que incluiu a participação de dezenas de árbitras escolares e distritais em formação.
Esta foi aliás uma extraordinária experiencia vivenciada pelas alunas da Escola EB António Dias Simões, cuja equipa treinada pelo professor de Educação Física, Paulo Pinto, na escola do Agrupamento de Escolas de Ovar, alcançou um brilhante segundo lugar em sub-13 no escalão escolas. Uma prestação das jovens alunos de Ovar, que, como fez questão de reconhecer e agradecer o professor/treinador, se ficou igualmente a dever às “minhas meninas que não foram convocadas para este evento por motivos regulamentares, mas que tanto contribuíram para o sucesso das colegas que alcançaram de forma justa e brilhante o segundo lugar entre 32 equipas”.
A equipa sub-13 da EB António Dias Simões formada pelas alunas: Maria Luísa Costa (5.ºH); Márcia Resende (6.ºB); Maria Leonor Ferreira (6.ºB); Beatriz Duarte (6.ºB); Maria Beatriz Ramires (6.ºC); Sara Costa (6.ºE); Gabriela Cardoso (6.ºG); Mariana Oliveira (6.ºG); Mariana Rocha (5.ºE); Inês Silva (5.ºE) e Leonor Sousa (5.ºF). Teve na guarda da baliza a Márcia Resende e goleadoras em destaque, a Leonor Sousa com 5 golos marcados, a Beatriz Duarte com 3 e outros 3 por Mariana Rocha. Uma assinalável estreia nesta Festa do Futebol Feminino em que começou a vencer a equipa da Escola EB Sabadim (Arcos Valdevez) por 3-0. Seguiu-se nova vitória frente ao Agrupamento de Escolas de Carrazedas de Ansiães por iguais 3-0. O empate a 1-1 surgiu ao terceiro jogo com a Escola da Lousã, que garantiu o primeiro lugar no grupo 1.
Apurada para as meias-finais em escolas sub-13, a EB António Dias Simões acabaria por garantir a passagem à final após derrotar o Agrupamento Escolas da Guia, através de grandes penalidades em que venceu por 2-1, depois do empate a 1-1. Esta Festa do Futebol Feminino culminaria no escalão sub-13 e no que toca à participação das escolas e do Desporto Escolar, numa final entre jovens alunas representantes do Norte e do Sul, em que a justa vencedora EB Fazendas de Almeirim acabou por vencer a EB António Dias Simões por 2-0.
Texto: José Lopes
Fotos: Paulo Pinto/facebook
01jun18