A Fundação de Serralves assinou um protocolo de colaboração com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, em representação do Estado Português, no âmbito da Inovação Social. Este protocolo engloba três projetos, com o objetivo de combater o abandono escolar e de promover uma inclusão mais efetiva de segmentos da população, alvo de discriminação na sociedade.
“Con(s)CiênciArte”, direcionado a professores e alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico, tem como prioridade promover metodologias de aprendizagem complementares ao ensino formal, em contextos experimentais nas ciências e nas artes, contribuindo para o sucesso escolar enquanto vetor de redução da retenção e do abandono escolar precoce, combatendo as limitações ou dificuldades de acesso à educação.
“Janelas para o Mundo”, dirigido a população reclusa de estabelecimentos prisionais da região norte, traduz-se numa iniciativa inovadora, por aliar experiências de interação virtual através da Realidade Aumentada à aplicação de metodologias de educação não formal, do âmbito artístico e ambiental.
“Olhares Inclusivos”, direcionado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, utentes de entidades e instituições da Região Norte, propõe uma oferta de atividades e serviços global inclusiva e que se destina a toda a população, num espaço sem qualquer tipo de constrangimento ou barreira.
Estes projetos são cofinanciados pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu e geridos pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
Texto: Fundação de Serralves
Foto: pesquisa Google
01abr19