Cristóvão Sá TTmenta
Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini
Acumulação e distribuição da riqueza são fenómenos a cujo estudo se têm dedicados vários economistas e matemáticos. Para melhor as ilustrar, o recurso a gráficos foi e ainda é excelente, pelo que facilita de melhor compreensão do que se pretende explicar.
Desta vez trago-vos aqui dois contributos importantes: o de Max Lorenz (1876-1956) e o de Corrado Gini (1884-1965).
Lorenz, mais conhecido como economista, em 1906, criou a Curva de Lorenz, que determina a zona de distribuição da riqueza.
Gini, economista, matemático-eatatítico, demográfico, sociólogo e político, para além de ser o autor daquele que é conhecido e ainda hoje utilizado Coeficiente de Gini, foi também um influente teórico fascista, tendo escrito “As bases científicas do fascismo”.
No gráfico acima, o eixo vertical representa a frequência (proporção) acumulada de rendimento da população. No horizontal, a da população.
A área a amarelo entre a Curva de Lorenz assinalada e a linha que parte da origem dos eixos e divide a meio o quadrante é a citada zona de distribuição da riqueza. Quanto maior for essa zona (área) maior a desigualdade na sua distribuição. Quanto mais a Curva de Lorenz se aproximar da “reta de perfeita igualdade” menor é a desigualdade. A um ponto qualquer da linha da reta corresponde igual percentagem acumulada de população e de riqueza. O Coeficiente (Percentagem) de Gini assume valores entre 0%-100%. Assim há menor ou maior desiguldade na distribuição de riqueza quanto mais baixa ou mais alta for a percentagem.
Neste gráfico constata-se que o Coeficiente de Gini para Portugal partindo de um pico de 38,1% em 2004, foi descendo sustentadamente até 2009 (33,7%). Neste ano inverteu-se a tendência e só atinge um valor abaixo do de 2009 em 2016 (33,5%). Pergunta-se: qual a razão para os movimentes oscilantes entre 2009 e 2013? E depois deste ano, de novo a queda? Não será isto consequência das políticas governamentais?
Apresenta-se de seguida mais um gráfico – desculpem-se, mas isto hoje está assim. Mas eu também sou dos que digo que uma imagem vale mais que mil palavras – através do qual se pode ver a posição relativa da desigualdade na distribuição da riqueza, medida pelo Coeficiente de Gini, de 34 países europeus, em 2015. Constata-se que neste conjunto de países Portugal é o oitavo mais desigual. Acima da média da União Europeia (28), 30,8.
O desejável é que todos os países apresentem cada vez menos desigualdade na distribuição da riqueza. Naturalmente que isto choca com as notícias cada mais frequentes, de que 10% da população mundial detêm 90% da riqueza mundial e que estas percentagens se tendem a agravar. Algo está mal. Não acham?
Gráficos: pesquisa Google
01mai19


