A “Semente Compostela” advertiu no Dia das Letras para o processo de perda do galego entre as crianças e da necessidade de uma escola de imersão linguística, e apresenta mais de um terço do objetivo no Projecto Moas.
Na Galiza, só aprendem galego 18% das crianças. A seguir, uma educadora Infantil faz chegar um dado ainda mais alarmante: 76% das escolas infantis nas cidades usa maioritária, ou exclusivamente, o castelhano. A seguir, pais, mães, meninos, meninas e professores deixam uma mensagem de esperança: “Pode-se mudar este padrão! A imersão linguística funciona!”
Na campanha “Mil Primaveras Mais“, escolas de imersão linguística de todo o planeta e ativistas em defesa das línguas menorizadas (e não minoritárias) de Líbia à Amazonia e de Cabo Verde ao Quebec, assim como personalidades reconhecidas da cultura galega, mostraram solidariedade com o Projecto Moas, em que a Semente Compostela está a procurar apoio económico entre a cidadania para reformar um novo edifício que reúna os alunos da pré escola e primária em Moas, na zona de Vidam.
Nas primeiras semanas já foi arrecadando 36% do objetivo mínimo, com mais de 33 mil euros e 208 pessoas cofinanciadoras.
O Projeto Moas reuniu em quinze dias mais de 350.000 euros em avais de centos de pessoas que deram o seu apoio económico ao projeto. Depois deste primeiro passo, o Projecto Moas continua procurando ajuda económica através de doações e um crowdfunding ou mecenato. A Escola Semente é um projeto auto gerido, sem fins lucrativos e que desenvolve um modelo de imersão e proteção linguística dentro das aulas e um processo comunitário de socialização do galego nos espaços extraescolares: “ Pelas crianças que falam galego! Pelas que ainda não falam galego! Mil primaveras mais! ”
Tópicos
– Dentro da campanha “Mil Primaveras Mais”, no Dia das Letras os professores e as famílias da Semente lembram que menos da quinta parte das crianças tem o galego como língua inicial, e que as escolas urbanas sobretudo, continuam a ser um agente de desgalização. Mas a imersão linguística é possível.
– A duas semanas de começar com o crowdfunding, a Semente Compostela arrecadou 36% do mínimo na campanha de micro-mecenato para a reforma dum novo local em Moas de Abaixo (Vidam).
– Entre as novas recompensas, há um concerto em exclusivo de Óscar Ibáñez, roteiros arqueológicos, jornadas em Catalunha, workshops de pão ou ceias em restaurantes de Compostela.
Texto: Fenther ComPress / EeTj
Fotos: pesquisa Google
01jul20