Menu Fechar

Vila do Conde promove Habitação Social a custos controlados com investimento na ordem dos 20 milhões de euros

 A Câmara Municipal aprovou, no passado dia 15 de novembro, um Acordo de Colaboração com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o qual tem como propósito dar início a um projeto, de médio prazo, de construção de um conjunto alargado de habitações, para agregados familiares desfavorecidos, no âmbito do programa “1.º direito”.

Este acordo inclui, de forma inovadora, a inclusão do terceiro setor, através de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, para a promoção da construção de 122 soluções habitacionais, procurando dar respostas a famílias carenciadas.

Além da construção de novas habitações, o protocolo contempla a requalificação de um conjunto alargado de habitações que integram o “Parque Habitacional Municipal” e que se encontram bastante degradadas.

Incluindo os custos dos terrenos, o investimento global a realizar, o qual terá como entidades beneficiárias: o Município, para as soluções habitacionais de reabilitação, e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, para as soluções habitacionais de promoção de novos fogos, é da ordem dos vinte milhões de euros.

A breve trecho, precedendo aprofundado estudo e alteração da “Estratégia Local de Habitação” aprovada, será promovido um aditamento ao acordo a celebrar, visando ampliar, de forma significativa, o número de novas soluções habitacionais a erigir, em linha, aliás, com a “projeção” de carências que a própria estratégia já identifica até ao final da década.

No passao dia 17 de novembro, o ministro das Infraestruturas, a secretária de Estado da Habitação e representante do IHRU, estiveram em Vila do Conde para assinar o Acordo de Colaboração e, de forma simbólica, visitar um dos empreendimentos de habitação social a reabilitar.

OBRAS PARA A RECUPERAÇÃO DAS FRENTES MARÍTIMAS DE VILA DO CONDE E ÁRVORE FORAM ADJUDICADAS 

Foram finalmente adjudicadas as obras no valor de 2,7 milhões de euros para recuperação das frentes marítimas das freguesias de Vila do Conde e de Árvore. Trata-se de um momento de especial importância para Vila do Conde e que marca a firmeza com que o Presidente da Câmara Vítor Costa sempre acompanhou o desenrolar de todo o processo, mesmo antes de ser eleito.

Em diversos momentos que antecederam a decisão que agora resulta no início das obras, o presidente Vítor Costa estabeleceu vários contatos com representantes de órgãos de soberania, no sentido de os alertar para o grave perigo para as populações decorrentes da derrocada do muro da praia de Árvore e a erosão do enrocamento da marginal sul de Vila do Conde.

A Câmara Municipal manifesta enorme satisfação com o início dos trabalhos, os quais não deixará de acompanhar no sentido de que sejam o menos intrusivos possível para o dia-a-dia de quem frequenta estes locais, salvaguardando que a sua conclusão aconteça nos prazos previstos. Com esta intervenção serão repostas as condições de segurança nestes locais para que os vila-condenses possam usufruir do espaço com tranquilidade.

 

Texto: Gabinete de Comunicação da CMVC / Etc e Tal jornal

Foto: pesquisa Web

 

01dez21

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.