Menu Fechar

Valongo tem a mais alta Árvore de Natal do País e um vasto programa para festejar a quadra

A autarquia destaca, em comunicado, que a “estrutura, iluminada desde a passada sexta-feira, 26 de novembro, supera a altura da árvore de Aveiro, com 50 metros, considerada, até então, a maior do país”, salientando que além da Árvore de Natal gigante “há também uma bola gigante na Praça Machado dos Santos, em pleno centro valonguense”.

“Estes são os elementos-chave para encontrar as Aldeias de Natal, ora em Valongo, ora em Ermesinde”, refere o município que esclarece que em todas as freguesias do concelho foram colocadas iluminações natalícia,

“À espera dos mais pequenos está a Casa Mágica do Pai Natal e outras personagens como duendes e palhaços, mas há mais. Animação não vai faltar com peças de teatro, música, espetáculos de dança, um carrossel familiar e ainda os ateliês de artes Oficinas de Sonhos. Tudo gratuito”, avança o comunicado.

Para os mais graúdos, esta é uma oportunidade para visitar os “Mercados de Natal, onde é possível visitar e comprar peças únicas dos artesãos locais” situados no Largo do Centenário em Valongo e no Parque Urbano de Ermesinde. Os mercados de Natal integram várias casinhas de madeira com especialidades gastronómicas locais.

A Câmara de Valongo confirma, ainda, que as igrejas  do concelho voltam a abrir as portas para concertos natalícios, com os espetáculos a iniciar na “Igreja Matriz de Campo, no domingo 5 de janeiro com o coro Génesis” e na “semana seguinte, também no domingo, dia 12, é a vez da voz de Sérgio Sousa Martins se fazer ouvir na Igreja Matriz de Sobrado”.

O ciclo fecha no domingo 19, o último antes das festividades, com a atuação da “Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, na Igreja Matriz de Alfena, acompanhada pela soprano Marina Pacheco”.

Integrada na programação para esta quadra, estarão, também, patentes duas exposições novas, uma exposição de presépios no Museu Municipal de Valongo, feita com a colaboração dos alunos da “disciplina Artes da Ardósia da Escola Básica Vallis Longus, dos artesãos locais e ainda da valonguense D. Clemência, que doou a sua coleção particular ao município”.

“De quadros bíblicos a figuras em croché, há de tudo um pouco nesta mostra”, declara o município, que esclarece que tudo isto pode ser admirado gratuitamente a partir de domingo 5 de dezembro e até 7 de janeiro durante o horário normal do museu, de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos domingos das 10h00 às 13h00 (dias 5, 12 e 19).

A segunda exposição estará parente na Oficina da Regueifa e do Biscoito. Com a designação “Pão com Peso e Medida” pretende dar a conhecer as diferentes formas que existiam de pesar e medir o pão.

“É possível ver esta exposição em regime de visita livre dentro do horário normal do museu – todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Durante a Aldeia Natal, terá este horário alargado até às 20h00 todas as sextas-feiras, sábados e domingos”, alude a nota que nos foi endereçada que os mais pequenos terão, também, à sua disposição um “peddy Paper, ateliês de artes e peças de teatro”.

A Biblioteca Municipal de Valongo irá, também, oferecer várias atividades, no âmbito das Oficinas de Natal,  para os mais novos, desde a confeção de “postais de Natal e marcadores de livros e ateliês de artes plásticas”.

Para aspirantes a atores ou atrizes, decorre dias 16 e 17 de dezembro o ateliê “E agora? Musical de Natal, ou talvez não” promovido pela associação cultural Cabeça no Ar e Pés na Terra a pensar nas crianças até aos 10 anos.

Já o Peddy Paper será organizado pela Oficina da Regueifa e do Biscoito, sendo que o desafio é responder a um questionário procurando as respostas em padarias, biscoitarias e outros edifícios históricos da cidade.

A atividade está agendada para o dia 11 de dezembro das 15h00 às 16h30, sendo que os três vencedores têm direito aos respetivos prémios.

 VALONGO COMEMOROU 185 ANOS COM O LANÇAMENTO DE LIVRO E ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS DE HONRA E MÉRITO

Os 185 anos do Município de Valongo assinalaram-se no passado dia 29 de novembro. As comemorações iniciaram-se às 15h30, no Museu Municipal de Valongo, com a apresentação do segundo volume da publicação “História Económica, Social e Administrativa do Concelho de Valongo 1836 – 1916”, da autoria do Professor Joel Mata. A sessão de apresentação do livro terá como apontamento cultural a exposição interativa «Azulejos Vivos», dinamizada pela associação Cabeças no Ar e Pés na Terra.

A Sessão Solene de Comemoração da Elevação de Valongo a Concelho teve lugar às 18h00, no Fórum Cultural de Ermesinde. O apontamento musical com harpa esteve a cargo do Chorum Dei Laetitia. O momento alto da cerimónia foi a atribuição das 47 medalhas de Honra e de Mérito do Município, aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal de Valongo.

Com a Medalha de Mérito, foram agraciados: Carlos Daniel Moreira de Barros (investigador científico distinguido com vários prémios); Fátima Cristina Pinto Coelho Rodrigues (artista plástica); Domingos Fernando da Silva Loureiro (artista plástico e professor na FBAUP); Fernando Manuel Ferreira Araújo (Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João); Fernando de Morais Freitas Seara Sampaio (diretor do Museu do Douro); Luís Miguel da Rocha Ferreira (cineasta, argumentista e ator conhecido como Luís Ismael); João Manuel Simões Rocha (Presidente do Instituto Político do Porto), João Vitor Alves Oliveira (chef Michelin), Rui Filipe Antunes Silvestre (chef Michelin), Sara Jorge Moreira da Rocha (investigadora no I3S e vencedora do Prémio Pulido Valente Ciência 2020).

Pelo inestimável serviço prestado à comunidade durante o período pandémico foi também homenageada a Comissão Municipal de Proteção Civil (constituída pelas seguintes entidades Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; Coordenador Municipal de Proteção Civil, Delfim Cruz; Comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Emanuel Santos; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca; Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares e Luís Caetano; Presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa; Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado; Presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Neves e Cláudia Lima; Diretor Executivo do ACES Maia Valongo, Fernando Filgueiras; Centro Hospitalar Universitário de S. João Pólo de Valongo, Armando Magalhães; Unidade de Saúde Pública/ Autoridade de Saúde Municipal, Miguel Cabral Pinho; Comandante da Polícia de Segurança Pública da Divisão Maia Valongo, Intendente Ana Mendes da Silva; Comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana, Capitã Carla Passeira; Representante dos Serviços do Instituto da Segurança Social e Solidariedade, Ana Eugénia Sousa.

 MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA INAUGUROU NOVA ESQUADRA DA PSP

A nova esquadra da PSP de Valongo foi oficialmente inaugurada no passado dia 24 de novembro, na rua do Mercado, em Valongo. O ato inaugural será presidido pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando também com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Diretor Nacional da PSP.

A reinstalação da esquadra da PSP de Valongo no antigo mercado municipal implicou um investimento de 800.000€ que foi assegurado pelo Ministério da Administração Interna e resultou de um contrato de cooperação interadministrativo entre o Município de Valongo, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Polícia de Segurança Pública. Além de ceder o imóvel, a autarquia executou as obras de adaptação do edifício, que passou a ter as condições funcionais e operacionais adequadas ao cumprimento da missão pública desta força de segurança.

“Conseguimos resolver um problema que se arrastava desde 1991, através da transformação do antigo Mercado Municipal de Valongo numa nova esquadra, para substituir as instalações na Rua Joaquim Marques dos Santos, que além de estarem degradadas são desajustadas para as funções das forças de segurança”, evidencia José Manuel Ribeiro.

 

Textos: Lúcia Pereira (AC CMV) / Etc. e Tal jornal

Fotos: pesquisa Web

 

01dez21

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.