Menu Fechar

Como funciona a política? Como se desvenda esse mistério?

Humberto Martins

 

Há muitos anos que estas questões atormentam as mentes dos cidadãos na nossa sociedade, também é verdade, que muito poucos se aplicam em explicar essa realidade! Será por não saberem a resposta? Será por desinteresse? Ou será, por conveniência!

Múltiplos fatores estão inerentes ao nosso modo de vida. Só o simples fato de viver, é política, tudo que fazemos implica política, seja no trabalho, na escola, no lazer, tudo! Sendo verdade que a política está em todo lado, por que não haver um empenhamento massivo de todos nós?

Era natural que isso acontecesse! No entanto, não é assim como todos sabemos! Muitos já desistiram da política! O descrédito na política e nos políticos cresce em doses gigantescas. Prova disso? Os elevados índices de abstenção a cada eleição realizada. As pessoas, ou uma grande parte delas, já perceberam que não vale a pena votar nos partidos políticos, porque esse facto não trará benefícios para a sua vida!

Os seus rendimentos serão sempre mínimos, a luta constante para sobreviver será, até ao último dos seus dias. Viverão sempre no seu bairro, terão sempre os mesmos locais de férias, os transportes públicos serão sempre os habituais! À pinha, como sempre foram, na hora de ponta! No geral, uma vida, que não vale a pena ser vivida!

Tudo isto faz pensar, que a humanidade está perdida e não tem saída. Mas será mesmo assim? Teremos que encarar e aceitar esta dura realidade? Claro que não! É difícil a tarefa para inverter esta degradação? É… Muito difícil, sem dúvida! Então, o que temos de fazer? Primeiramente, a tarefa é explicar como tudo isto funciona! Porque funciona assim! A quem interessa que assim funcione! Pois, acreditem que tem, quem se beneficie desta situação! e para esses, é interesse que assim continue. Estas questões são fundamentais para perceber, senão as propostas a apresentar estarão erradas.

Não venham discordar desta metodologia, porque a não ser assim, nem eu nem vocês estamos aqui a fazer nada na política. Desistam, vão para casa e dediquem-se a outra atividade! Desculpem a frontalidade, mas a verdade tem de ser dita assim!

Vejam e tentem perceber uma coisa, basta uma explicação sólida e verdadeira de como funciona a sociedade para o eleitorado nos dar crédito! Ele nos dando crédito, logo nos dão o seu voto. Disso não tenham dúvidas, que funciona! Já afirmei e torno a afirmar, mais importante que as propostas a apresentar, são as explicações a dar sobre o mundo! É o tal click, o tal despertar.

Depois de uma narrativa nossa nesse sentido.
É eles “população” pensarem e dizerem isto: Ah, então isto é assim! Ah, então é assim que isto funciona! Nunca dei conta deste pormenor! Nunca vi isto deste modo! Estes indivíduos têm valor, porque me fizeram ver uma coisa, da qual nunca me tinha dado conta. A isso, eu chamo despertar a consciência. Ter consciência não tem preço…
A política está em descrédito hoje em Portugal e no mundo, porque não se diz a verdade e porque não se dá explicações de como tudo funciona! A abstenção aumenta a cada eleição por causa dessa falta de informação.

A pobreza é uma fatalidade e uma incompetência? Claro que não! Ou será antes uma estratégia deliberada pela classe dominante!
Agora, chegamos no ponto essencial para a mudança necessária acontecer. O que é preciso dizer então?
A resposta é simples, dizer a verdade…
Todos ansiamos pela transformação social, para que a mesma possa acontecer precisamos de factos concretos, exemplos; Iniciemos pelos económicos, porque a desigualdade existe? Por que a miséria destrói milhões de famílias no mundo? É mais que provado, o planeta tem riqueza e recursos naturais suficientes para satisfazer todas as necessidades do ser humano!
Um estudo económico recente, de 2021, concluiu que o planeta tem 7,8 biliões de pessoas, o mesmo estudo concluiu também que o PIB mundial é de cerca de 91 triliões de dólares, isto só num ano. Se pegarmos, em todo esse dinheiro e dividirmos por cada família de quatro pessoas, daria a quantia de quase 6.000 euros por mês a cada uma dessas famílias. Isso graças à tecnologia desenvolvida pelo ser humano, aplicada nas áreas da agricultura, ciência e biologia.

Porque isto não acontece?

Por causa da ganância de alguns! Portanto a desigualdade não é um problema económico, pelo contrário é um problema de organização político social! Uma má distribuição da riqueza é responsável pela fome no mundo! Não há que ter medo e denunciar esta realidade. Assim deste modo, sem subterfúgio de qualquer espécie! Acordar as pessoas é assim. Abrir a mente! despertar a consciência! pretender o regresso das pessoas ao mundo partidário só com esta linguagem, pura e verdadeira…

Outro fato tenebroso da realidade do mundo econômico atual, é a quantidade de dinheiro nos mercados de derivados; 600 triliões de dólares, oito vezes o PIB mundial. Dinheiro que não produz quase nada, só especulação!
Como pode um punhado de parasitas, menos de um por cento da população mundial controlar quase toda a riqueza do mundo! Isso é de uma atroz crueldade.
Depois, esses dominantes vêm com frases pré- concebidas apelando à caridade, para enganarem e lançarem a confusão. A nossa resposta tem de ser implacável: Em vez de caridade soberba e humilhante! solidariedade plena e atuante. Se sentir igual, é um esforço que precisa ser feito!

 

Foto: pesquisa Web

 

01jul21

 

Partilhe:

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.