A Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar (BA) Contra a Fome do Porto está de regresso para a sua 54.ª edição, ação que decorrerá no fim de semana de 26 e 27 de novembro, em mais de 300 super e hipermercados do distrito do Porto.
O Banco Alimentar do Porto apela, assim e novamente, à solidariedade da comunidade, através da doação de bens alimentares não perecíveis – tais como leite, conservas, azeite, óleo, arroz, açúcar, farinha ou massas.
Os produtos recolhidos serão, posteriormente, distribuídos pelas mais de 300 instituições que a organização apoia, que, por sua vez, prestam ajuda a mais de 58 mil pessoas.
Neste momento, que é particularmente difícil e em que os pedidos de ajuda dispararam no Porto – e tal como acontece um pouco por todo o país –, não obstante a enorme solidariedade dos doadores, a inflação faz com que as quantidades doadas acabem por ser inferiores. Ainda assim, o Banco Alimentar do Porto espera uma adesão em força à campanha.
Da mesma forma, e tal como aconteceu em ações de recolha anteriores, a estrutura tem, também, a expectativa de contar com um elevado número de voluntários, elementos essenciais para a realização e sucesso da iniciativa. O registo para todos aqueles que pretendam associar-se a esta ação poderá ser efetuado através do link: https://www.baporto.pt/.
Para Bárbara Barros, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, “o contexto atual é mais preocupante do que aquele que se viveu durante a pandemia e todos os dias nos chegam cada vez mais pedidos de ajuda, mas o fenómeno da inflação nos bens alimentares, que é superior à inflação geral, leva a que as quantidades doadas sejam inferiores. Contamos, por isso, e tal como até aqui, com a ajuda e espírito solidário da comunidade para continuar a apoiar a população mais carenciada, para que as pessoas e as famílias possam continuar a sorrir”.
E acrescenta: “esta campanha surge numa ocasião muito difícil, em que os preços dos bens de consumo e de primeira necessidade estão cada vez mais altos, mas isso não nos pode impedir de olhar para o lado e perceber que temos todos de ser solidários uns com os outros e que há sempre alguém que precisa de ajuda”.
Refira-se que, no âmbito da última Campanha de Recolha de Alimentos realizada pelo Banco Alimentar do Porto, no passado mês de maio, foram angariadas 300 toneladas de alimentos. A iniciativa contou com o apoio de três mil voluntários, que foram responsáveis pela recolha em supermercados e pela separação e armazenamento dos produtos doados no armazém do BA do Porto, em Perafita.
Texto e foto: Central de Informação / Etc. e Tal
15nov22