Viana do Castelo e Braga estarão a partir deste domingo sob aviso ‘amarelo’ devido ao vento forte, segundo o IPMA, que agravou para ‘laranja’ o aviso para precipitação nestes dois distritos e no do Porto a partir de segunda-feira (19dez22).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha alertado para um agravamento do estado do tempo no continente, após uma trégua no fim de semana, e tinha colocado o território sob aviso ‘amarelo’ (o menos grave de uma escala de três) para chuva forte a partir de segunda-feira.
Hoje (18dez22), o IPMA destaca que os distritos de Viana do Castelo e de Braga estarão já sob aviso ‘amarelo’ a partir das 18:00 de hoje devido ao vento forte.
Na segunda-feira, à exceção de Faro e Beja, todo o continente estará sob aviso ‘amarelo’ devido à precipitação forte, que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra está prevista a partir das 06:00.
No entanto, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto o aviso do IPMA para precipitação forte sobe para nível ‘laranja’ (o segundo mais grave) a partir das 21h00 de segunda-feira, e no dia seguinte também os distritos de Vila Real, Viseu e Coimbra estão a ‘laranja’ no mapa dos avisos do instituto.
Também a ‘amarelo’ estará toda a costa do continente a partir da madrugada de segunda-feira devido a previsões de agitação marítima forte.
Hoje, os arquipélagos dos Açores e da Madeira estão sob aviso ‘amarelo’ para agitação marítima.
No grupo central dos Açores, o aviso é também ‘amarelo’ para o vento e para precipitação por vezes forte.
Texto: Porto Canal / Etc. e Tal
Foto: Vasco Santos
18dez22