O núcleo histórico Ribeirinho do Esteiro foi alvo de profundas obras de requalificação, num investimento a rondar os 417 mil euros, e que agora estão à vista de todos. Pretendeu-se que este núcleo ribeirinho antigo, de caráter singular, fosse reabilitado, com introdução de usos que contribuam para a dinâmica do local e melhoria da qualidade de vida dos utilizadores.
Desenvolvida no âmbito do ‘Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano’ – PEDU, um dos objetivos passou pela preservação do ambiente urbano através da promoção da regeneração urbana, evitando a degradação do edificado existente, modernizando as infraestruturas do espaço público, eliminando barreiras arquitetónicas, tendo em conta os utilizadores de mobilidade reduzida, promovendo a mobilidade suave e devolvendo estas áreas, que se mantiveram abandonadas, aos seus nativos. A linha orientadora destas intervenções foi a utilização de materiais construtivos sustentáveis e naturais.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este é “o antes e o depois de um trabalho, muitas vezes pouco visível. Tratou-se de uma reabilitação urbana, recuperando habitação em locais tradicionais, evitando o despovoamento, impedindo a gentrificação e promovendo habitação de qualidade a rendas acessíveis. Um trabalho que prossegue no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Gaia, no montante de 143 milhões de euros”.
Texto e foto: CM Vila Nova de Gaia / Etc. e Tal
16fev23