“Porto: Crónicas da Cidade de Dentro” é o mais recente livro de Helder Pacheco, o qual foi apresentado na noite do pretérito dia 10 de novembro, na Fundação Engenheiro António de Almeida, com a presença – além do autor – do ex-diretor do “Jornal de Notícias”, Manuel Tavares, e do jornalista Germano Silva.
Com a chancela das edições “Afrontamento”, o livro “Porto: Crónicas da Cidade de Dentro” assinala os 25 anos de trabalhos de Helder Pacheco publicados no “JN”, espaço de tempo durante o qual, e como enfatizou o autor, deu atenção “aos sentimentos e segredos auscultados por aí, um pouco onde calha e a cidade acontece, interpretando o pensamento e aspirações da gente comum”.
Se, numa primeira fase, as crónicas de Helder Pacheco no “JN” abordavam assuntos de âmbito nacional, a verdade, é que depois o historiador cronista passou a abordar temas mais relacionados com a região e com a terra que ama… o Porto. O livro abre com o primeiro artigo publicado em 1989, no “JN”, intitulado “Esta voz, este pregão discreto”, o qual foi dedicado aos vendedores de castanhas, tal como revelou, em primeira mão, o autor em entrevista ao nosso jornal.
A crónica mais polémica de Helder Pacheco, relacionada com uma crítica à realização da Expo’98 em Portugal, “encerra”, por assim dizer, o livro. Mas antes, não se esquece do outono – sobre o qual todos os anos escreve – que, para o autor é a “estação mais motivadora do ano” e “por excelência do Porto”. Helder Pacheco prepara já uma outra obra, desta feita dedicada às tabernas da cidade. Para já, “Porto: Crónicas da Cidade de Dentro” encontra-se já nos escaparates e merece, com certeza, a sua leitura. Fica o convite.
Texto: JG
Fotos: António Amen (arquivo)
15jan15

