Menu Fechar

Valongo: Festa do Brinquedo promove marca identitária da região

A Festa do Brinquedo regressou ao Centro Cultural de Alfena, entre 23 a 25 de setembro, com a magia e o encanto das brincadeiras de antigamente. Nesta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Valongo preservou-se e divulgou-se o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, na cidade de Alfena conhecida como a “a Terra do Brinquedo”. O grande objetivo deste evento foi o da promoção de Alfena e do concelho de Valongo como uma referência nacional neste contexto.

“O brinquedo é uma das nossas facetas identitárias. Tem um papel importantíssimo, que não deixa ninguém indiferente”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que “a Festa do Brinquedo é um contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular”. Para isso, frisa o autarca, “é muito importante assegurar a colaboração quer das autarquias locais quer dos artesãos e industriais do brinquedo, que serão também fundamentais para a concretização da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português”.

A Festa do Brinquedo – que se estendeu à Rua de S. Vicente e a um vasto terreno, ambas áreas paralelas ao Centro Cultural de Alfena – dividiu-se em diferentes núcleos: marcas do concelho (brinquedo tradicional de chapa e de madeira), museus convidados, colecionismo, exposições, oficinas, atividades lúdicas (jogos didáticos, insufláveis, jogos tradicionais, etc.) e gastronomia. Paralelamente, houve um vasto programa de animação cultural a decorrer em dois palcos. Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, The Bitols e As Músicas da Sónia são os cabeças de cartaz da programação, onde se destaca o palco de trabalho ao vivo, no jardim do Centro Cultural de Alfena, no qual, rotativamente, marcas do concelho e artesãos do brinquedo mostram ao público como se constroem brinquedos tradicionais e artesanais.

“MAGICVALONGO” COMPLETA 25 ANOS DE ATIVIDADE

magic-valongo

Até ao dia 2 de outubro, a cidade de Ermesinde volta a ser o ponto de encontro dos mágicos, com a realização pelo vigésimo quinto ano consecutivo do consagrado MagicValongo – Festival Internacional de Ilusionismo e concomitantemente do VII Congresso Nacional de Ilusionismo. O MagicValongo completa 25 anos de atividade contínua e ininterrupta ao serviço do ilusionismo, sempre com o apoio do Município de Valongo.

No programa de 2016, destacam-se as Galas Internacionais, especialmente dirigidas ao público em geral, estando garantidos novos números, mais artistas e espetáculos ainda mais extraordinários.

Tem sido constantemente palco de atuações, enquanto convidados, de vários campeões do mundo em diversas modalidades de magia e, por outro lado, tem-se apresentando como um importante elemento de divulgação da magia, de congregação ibérica de mágicos e como local privilegiado de descoberta, lançamento e promoção de novos talentos.

Por Valongo passaram já inúmeros profissionais da área numa iniciativa que tem funcionado como plataforma de lançamento e visita de ilusionistas. Têm ainda participado na feira mágica anual dezenas de stands representativos de casas mágicas provenientes de vários pontos da Europa, da Ásia e das Américas.

O MagicValongo é pois depositário de um património histórico incontornável, confirmado num conjunto de manifestações e declarações elogiosas não só de Portugal mas, sobretudo, da comunidade mágica internacional que testemunham a valia do trabalho da Organização MagicValongo como inequívoca oportunidade para o aparecimento de campeões, particularmente campeões FISM (Federação Internacional das Sociedades Mágicas), que se tem vindo a confirmar não só em Portugal, mas também além-fronteiras.

Texto: Lúcia Pereira (CMV) / EeT

Fotos: CMV e Pesquisa Google

01 out16

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.