Menu Fechar

As verdades de ABRIL já com saudades Mil…

 

 

As principais, as mais curiosas e os mais dramáticos números e histórias do MÊS estão aqui. Sempre com um comentário à mistura da autoria de Manuel Moreira. Dê uma vista de olhos e não canse os óculos, porque as lentes estão caras para o carago!

 

 

Miguel Portas

 

Mais de 9.900 pessoas pediram reforma antecipada entre janeiro e março deste ano, uma média que ultrapassou os 3.300 pedidos mensais e os 100 por dia. Entretanto, o governo aprovou a suspensão imediata da reforma antecipada, medida que se prolongará até 2014.

A medida foi tomada sem o conhecimento da Concertação Social.

 

As quebras no Turismo serão menores do que o esperado, fala-se entre os cinco e os 10 por cento. Os turistas encurtam a estadia, preferem destinos próximos, mas também enchem hotéis  na ilha da Boavista (Cabo Verde) e das Caraíbas.

Equidade?!

 

Em 40 semanas foram mobilizados perto de 450 pessoas para colaborar em, pelo menos, 52 grupos de trabalho criados pelo governo. A maioria, são dirigentes do Estado, que nada recebem por isso. Mas as equipas também têm ministros, ex-governantes e ministeriáveis.

É interessante este último parágrafo!

 

Em entrevista ao jornal alemão “Die Welt”, Pedro Passos Coelho, admitiu que Portugal pode não regressar aos mercados em 2013.

No estrangeiro, e em terras de Merkel, a verdade vem sempre ao de cima.

 

Falta de novos padres leva paróquias a recorrer a sacerdotes estrangeiros.

Alguns, pelos vistos, também já emigraram.

 

Só entre Bragança e Mirandela, nos cerca de 80 quilómetros do IP4, foram roubadas 300 colmeias, para um total de 610 registados, este ano, pela GNR de Bragança.

Ninguém deu entrada em qualquer hospital com picadelas… sabiam de apicultura!

 

O Observatório de Segurança em Meio Escolar (OSME) registou, no passado ano letivo, 1.121 agressões em estabelecimentos de ensino básico e secundário, 140 dos quais contra professores.

Que tristeza! E ninguém põe mão nisto! Pois não : só as metem é em outra coisa…

 

O presidente do Consórcio BóCicarde Portugal, Aníbal Fernandes, responsável pela instalação de 1200 Mega Watts de potência eólica no país, afirmou que estão em risco 130 mil empregos que poderiam ser criados na área das renováveis, porque a atividade nacional está… parada!

Temos pena! É a vida! É a… austeridade!

 

Filas com mais de 50 pessoas formaram-se em fila (durante a Páscoa) em diversos postos fronteiros com Espanha, para a compra de títulos de portagens, agravada pela complexidade do sistema. Os espanhóis voltaram para trás… zangados!

Uma vergonha!

 

Estão a fechar 17 empresas por dia em Portugal. Mais 45 por cento do que em 2011. Mil seiscentas e doze pediram insolvência desde janeiro deste ano.

Se isto não é uma calamidade, que me digam o que é?

 

O número de estudantes bolseiros no Ensino Superior sofreu uma quebra, nos últimos dois anos e até agora, isto em valores semelhantes aos registos de há 12 anos, de cerca 56 mil.

Para o ano serão mais… isto pelo andar desta lusa carruagem!

 

Nos exames finais de estágio dos candidatos a advogados, mais de metade reprovou. Eram 885 candidatos e foram aprovados apenas 367. Nas ilhas, nem um único candidato foi aprovado.

Sem comentários!

 

Segundo um estudo efetuado pela ONU, Portugal é, entre 155 países, o 73.º mais feliz do mundo, encontrando-se atrás de 22 países da União Europeia. A tabela é liderada pela Dinamarca, Finlândia e Noruega.

Estavam à espera de quê? Agora, até o futebol nos prega inesperadas e trsites partidas…

 

O crédito malparado voltou a aumentar em fevereiro, batendo máximos históricos, tanto no setor dos particulares, como no das empresas. No total, o crédito de cobrança duvidosa aumentou em seis pontos percentuais, o equivalente a 746 milhões de euros.

A Banca e os bancos estão muito preocupados com esta situação! Muito! O governo vê os números, mas não os lê, no sentido lato da questão! Isto é de bradar aos céus.

 

O “Titanic” foi lembrado durante uma semana inteira, já com filme em “3D”.

Os portugueses que assistiram ao filme, associaram o “Titanic” a Portugal” tendo saído satisfeitos do cinema: viram o filme em “5D”.

 

A PSP deteve 372 pessoas; multou 2.944 condutores e apreendeu 1.294 doses de estupefacientes, isto além de 17 armas ilegais durante a “Operação Páscoa 2012”.

Eles, por certo, não contavam com tantos Coelhos na “cartola”…

 

A 14 de abril, a Guiné-Bissau regressou ao seu estado. Mais um golpe. Detidos o Presidente da República interino, e o primeiro-ministro.

Aquela gente não passa dois mezinhos sem fazer coisas destas. Estás-lhes no sangue. Não há emenda!

 

Um português foi o único totalista do “Euromilhões”, aposta que foi registada em Mirandela, e irá receber um prémio de 53,7 milhões de euros.

Ainda não se sabe quem é o felizardo, mas, de certeza, que já se pôs a milhas…

 

A taxa de desemprego em Portugal estabeleceu uma marca histórica no segundo mês de 2012,  ascendendo a 15 por cento, segundo dados do Eurostat.

Quantos mais recordes históricos virão por aí. Isto, salvo erro(!?) dizia respeito a fevereiro… é já estamos em maio, e esta coluna refere-se a abril. Pois…

 

Os centros de emprego registaram, no final de março, 601.403 desempregados, mais 13.385 do que no mês anterior, e mais 19,8 por cento face a igual mês do ano transato (2011). Um dos aumentos mais expressivos foi verificado na classe dos professores do ensino secundário e superior (137,1 pontos percentuais), havendo 7.107 docentes sedm trabalho.

Pois…

 

 

Há cada vez menos católicos em Portugal e cada vez mais protestantes, evangelistas e Testemunhas de Jeová, revelou um estudo do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica.

Não é de estranhar haver cada vez mais protestantes, se tivermos em conta o estado em que se encontra o Estado.

 

A taxa de inflação anual, em Portugal, recuou para 3,1 por cento, em março, mas, mesmo assim, ainda é a quinta mais elevada da Zona Euro, revelou o “Euroistat”.

Há sempre um “mas” nestas coisas…

 

Jorge Nuno Pinto da Costa, com 74 anos de idade, comemorou 30 anos à frente do FCPorto. É o dirigente desportivo com mais títulos conquistados em toda a Europa e o mais galardoado do mundo.

Valha-nos isso. Parabéns senhor! Coisa assim só podia vir do Norte… carago!

 

São 13.285 os reclusos em Portugal, espalhados, na sua grande maioria, pelos 51 estabelecimentos prisionais nacionais. O custo médio diário de cada um (recluso) ao Estado é de €40,00.

“Soltem os prisioneiros!”… cantavam os “Delfins”. Calma, oh senhor Passos… há outra forma de diminuir a despesa… é só mandá-los para casa, com “aquelas” pulseiras(???)

 

 

E, pronto. Por este mês já chega, se bem que se tenha que relembrar, a morte de Miguel Portas, a 24 de abril de 2012.

Morreu um grande Homem. Um lutador. Um homem amigo do amigo. Um homem do Mundo.

 

Por certo, se pudesse, ele estaria ao lado da luta dos “Es.Col.A”, mas não pôde. Sobre tudo o que se passou com esse movimento pode ler na rubrica “Especial”, aqui, precisamente, no seu “Etc e Tal”.

 

Até junho, com as “melhores” de maio.

 

Sejam felizes.

 

 

 

Texto:Manuel Moreira

 

 

(01mai12)

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.