Menu Fechar

Alameda de Cláudio Carneiro

 

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

 

Cunha e Freitas (*)

 

 A antiga Alameda ou Passeio do Bonfim, é assim descrito no Guia Histórico do Viajante, em 1864:

”No alto e junto da Igreja da mesma denominação, está situada esta alameda, se é que tais honras cabem a esse pouco terreno., cercado de um parapeito de pedra, mal guarnecido de nascente arvoredo e de alguns assentos. É, porém, sobremaneira deleitoso e mais para ser admirado que descrito, o quadro que daí se descortina, por manhãs limpas.

 

 

 

Desdobram-se ao longe virentes e pascigosas campinas, hortas viçosas e campos cultivados; erguem-se outeiros vestidos de arvoredo; alvejam povoações e casas campestres; entre uma e outra margem cintila uma nesga do Douro, qual lâmina de prata.

Esta formosa paisagem é terminada no horizonte pelas serranias distantes e empinadas de Valongo, Gralheira…”.

 

É claro que desta encantadora paisagem já hoje nada, ou quase, nada se pode gozar. O desenvolvimento urbano de um local que há pouco mais de 100 anos era como um rústico arrabalde da cidade, ocultou todas essas deleitosas miragens…

 

À Alameda do Bonfim foi dado recentemente (?!)o nome de Cláudio Carneiro, distinto compositor e musicólogo, autor de numerosas obras instrumentais e corais, orquestrais e vocais de reconhecido mérito. Pertencia a uma família notável de artistas, porquanto era filho do pintor António Carneiro e irmão de Carlos Carneiro.

Foi professor e director do conservatório de Música do Porto e faleceu nesta cidade, com 68 anos, a 18 de outubro de 1963.

 

No jornal “Periódico dos Pobres do Porto”, de 4 de Julho de 1846, encontramos referência  a uma “Rua da Prata”, adiante da Igreja do Bonfim, que não sabemos exactamente localizar, mas que seria talvez esta alameda.

 

 

 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”, de 19.04.1974

 

 

 

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a “Avenida dos Combatentes da Grande Guerra”.

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.