A Associação das Comunidades Auto Financiadas (ACAF) – que já iremos conhecer ao pormenor – apresentou-se, pela primeira vez no Porto, na tarde do passado dia 18 de janeiro, em sede da Casa dos Açores do Norte (CAN). Curiosos: alguns. Interesse: muito!
Ana Dominguez, principal responsável pela ACAF em Portugal, desvendou os principais conteúdos do projeto, o qual começa, agora, a dar os primeiros passos no nosso País. Simplificando a “coisa”: com um euro de cada vez, mas em grupo, pode dar um valente pontapé na crise.
José Manuel Tavares Rebelo, o anfitrião, por presidir à mesa da Assembleia Geral da CAN, deu, então, o pontapé, mas de saída, para um encontro que reuniu especiais interessados no projeto, entre os quais o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Mundial Contra a Crise.
Enfatizando a importância do Estado Social no nosso país e a, consequente luta contra a pobreza que por cá grassa, Tavares Rebelo –recorde-se e saliente-se também colabora com o nosso jornal – escancarou as portas da instituição (CAN) para que a ACAF possa lá desenvolver o seu projeto. Lá para abril, está prevista uma ação de formação. Oportunamente, o nosso jornal dará mais informações.
Mas, o que é, realmente, a ACAF?
Ana Domiguez deu, então, a conhecer as linhas com que se cose o projeto da ACAF, sem que antes os presentes fossem brindados com uma intervenção de canto, interpretada por Aires Costa, especialmente convidado para a iniciativa.
“A ACAF Portugal (Associação das Comunidades Auto Financiadas) é uma associação sem fins lucrativos que propõe uma ferramenta destinada à cobertura de necessidades financeiras pequenas, mas essenciais e não cobertas por outras alternativas, fortalecendo, assim, redes sociais de entre ajuda e respondendo à falta de educação financeira com capacitação prática, incentivo à poupança e à disciplina para pedir crédito de forma responsável”
Quanto à metodologia, saiba que a “CAF surge para dar resposta a três problemas identificados e ligados diretamente aos baixos recursos financeiros, à instabilidade financeira ao longo do ano, e à dependência, em alguns casos, de agiotas, ou de taxas de juro esmagadoras”.
Pormenorizando…
A ACAF, ainda segundo, Ana Dominguez, pretende acabar com “a dificuldade ou falta de acesso a capital, de forma barata e simples, para as necessidades financeiras pequenas do dia a dia ou de emergência que são essenciais, o que conduz muitas pessoas para um ciclo de sobre-endividamento.
A baixa ou falta de capacidade e de motivação para bem gerir o orçamento pessoal e familiar; A falta de disciplina e de incentivos para poupar, investir e pedir crédito de forma responsável, falta de rede sociais e isolamento, especialmente sentido nas grandes cidades ou em grupos mais vulneráveis como imigrantes.”
De seguida, vai saber o que é a CAF e como ela funciona. Aqui, pede-se responsabilidade, espírito de grupo, confiança e solidariedade. É a partir desta, ou destas, CAF que a… ACAF deixa a teoria para colocar as suas medidas de poupança em prática.
Uma vez mais, Ana Dominguez esclarece quem nos lê.
Então…
… o que é a, ou são as, CAF?
“A Comunidade Auto-Financiada (CAF) trata-se de um grupo de seis a 30 pessoas com laços de confiança entre si, que decidem criar, gerir e alimentar um fundo de poupança coletivo que cresce gradualmente e é utilizado para a concessão de pequenos créditos solidários aos próprios associados”.
Depois de reunido o tal conjunto de pessoas, alguns dos quais terão de ter uma ação de formação de, sensivelemente, quatro horas, promovida pela ACAF. “Na primeira reunião os membros elegem de forma democrática uma direção e um conjunto de regras para o funcionamento do grupo. Nas restantes reuniões da CAF existem basicamente três momentos:
– Os associados compram títulos de poupança.
– Os associados que necessitem, solicitam pequenos créditos (denominados abonos), o grupo verifica se os solicitantes cumprem os requisitos previstos no regulamento para a concessão de créditos, e definem-se as condições de devolução ao fundo.”
Mais: Os “associados que solicitaram abonos em reuniões anteriores pagam as suas quotas (mensalidades), com o acréscimo de um pequeno valor compensatório (donativo compensatório) também definido no regulamento.
Atenção que “todas as transações são registadas nos documentos de controlo financeiro da CAF”.
Tudo isto obedece, contudo, a uma ação de formação de poucas horas, antes de ser constituida a CAF, sendo a mesma supervisonada pela ACAF, isto já depois de estar reunido o número de pessoas interessados no projeto.
Os primeiro passos da ACAF Portugal
De momento, existem cinco CAF a funcionar em Portugal: CAF Talude, em ação (Loures); CAF Casa da Guiné (Queluz); CAF Mãos Unidas (Galinheiras); CAF de Mãos Juntas (Amadora); IBISCAF (Apelação).
De acordo com Ana Dominguez, “estes grupos têm reportado um aumento de autonomia na gestão das suas finanças pessoais, maior consciencialização acerca do valor da poupança, capacitação na “gestão de projectos” e satisfação pelo facto de poderem “ajudar os outros”.
Os objetivos, a curto prazo, da ACAF “passam por implementar um programa de educação financeira aos técnicos de instituições que desenvolvam trabalho de capacitação comunitária, colocar ao dispor dos grupos em funcionamento programas de formação em literacia financeira e acesso ao microcrédito, assim como a criação de seguros e de um fundo de emergência destinados a aumentar a proteção dos membros”.
Por outro lado, “pretende-se alargar o contacto e a base de trabalho com instituições ligadas à economia social de modo a disseminar este conceito e as suas implicações na sociedade portuguesa.”
Concluindo, “o sucesso da implementação desta metodologia em Portugal deve-se também à colaboração ativa dos principais parceiros: Fundação Aga Khan, Fundação EDP, Fundação Montepio Geral. A Câmara Municipal de Loures associou-se cedendo o espaço da sede da ACAF, na Casa da Cultura de Sacavém”.
Agora, é só formar a sua CAF, se de uma CAF precisar.
Texto: José Gonçalves
Fotos: António Amen
Apoio documental: ACAF
Onde são as formações de acordo com esse projecto, aqui na Marqem SUL (Barreiro)? Gostaria de saber.