Menu Fechar

Ação de despejo no BAIRRO DO NICOLAU (Bonfim). Moradores não querem ir viver para o “Cerco do Porto”

Vinte e cinco moradores (dez famílias) do Bairro do Nicolau, na escarpa das Fontainhas (Bonfim-Porto) foram desalojados, depois de uma ação de despejo ontem (31jul13) levada a cabo pelos serviços da Câmara Municipal do Porto, devido à falta de condições de segurança do local. As casas começaram já a ser demolidas.

Os residentes serão realojados no Bairro do Cerco do Porto, mas, à exceção de quatro famílias que já aceitaram a proposta da autarquia, a maioria poderá ficar, temporariamente, a residir em pensões porque se recusa a ir morar para o referido aglomerado habitacional.

bairro do nicolau 01 - 01ago13

O processo de despejo estava previsto para maio último, mas só a 31jul13 foi realizado, “com um aparato policial de meter medo, e isto logo às sete manhã, quando nos entraram pela casa dentro”, referiu à nossa reportagem uma moradora.

“Eles querem nos levar para o Cerco, mas eu não quero ir para lá. Aquilo é um adro de droga. Os daqui iam lá buscar a droga. Agora, lá têm a droga ao pé da porta”.

A verdade, contudo, é que a escarpa das Fontainhas, como por diversas vezes noticiámos, não tinha, como não tem qualquer tipo de segurança, sendo frequentes os aluimentos de terras, como aconteceu – ainda que não precisamente neste bairro – em março último, situação que, por sorte, não resultou em tragédia, principalmente para quem circulava na altura na movimentada estrada da marginal do Douro.

O bairro do Nicolau, situado na freguesia do Bonfim, há muito que registava graves problemas sociais, com os problemas ligados a toxicodependentes a preocuparem sobremaneira as autoridades da Segurança Social.

 Perigo iminente de derrocadas

António Amen (foto)
António Amen (foto)

derrocada 04 - 01abr13

Recorde-se que para a escarpa das Fontainhas há diversos projetos para a sua revitalização, uma vez que ainda hoje é considerado um verdadeiro “escarro” da cidade fronteiro ao rio Douro e imagem degradante do Porto, principalmente, para quem o visita.

“Sei que isto não tinha muita segurança, mas o que nós não queremos é ir para o Cerco. Temos os nossos amigos aqui nas Fontainhas, é aqui que estávamos habituados a viver. Eles construíram uns bairros (PER das Fontainhas) que era para nos alojar, mas entretanto, quem para lá foi viver não é daqui”, critica um morador.

O Bairro do Nicolau foi construído, nos inícios do século passado, por famílias de pessoas que trabalhavam nas indústrias que se encontravam na encosta das Fontainhas em ruina constituindo um perigo devido à possibilidade de aluimento e os pedregulhos se precipitarem para a marginal do Douro.

“Somos do Bonfim e não queremos ir para Campanhã!”

“Nós somos do Bonfim e era no Bonfim que queremos ficar. Não queremos ir para Campanhã para a beira dos drogados! O Bonfim não tem casas para nos acolher? Há tantas que estão devolutas”, desabafou uma jovem.

De acordo com a Proteção Civil, que considerou de alto risco a situação em que se encontravam os moradores, facto que levou à intervenção de despejo, “acabamos por salvar vidas, porque estas pessoas viviam em perigo”.

 

Texto: JG

Fotos: António Amen e pesquisa Google

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.