Menu Fechar

LOJA DO CIDADÃO do Porto está a perder serviços! Caixa Geral de Depósitos foi o último balcão a ser encerrado…

A Loja do Cidadão do Porto, sediada na avenida de Fernão de Magalhães, tem vindo a perder, nos últimos, anos importantes valências, facto que está a preocupar as forças vivas da cidade, principalmente depois do encerramento, em meados do passado mês de julho, dos serviços da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Quando, tanto a CDU como a candidatura do PSD à Câmara Municipal do Porto, propõem a criação de uma segunda Loja na cidade Invicta, a verdade, é que a atual – mesmo que a arrebentar pelas costuras no que diz respeito à afluência de público – tem vindo a perder valências fundamentais ou extremamente necessárias ao cidadão, por decisão de diversas empresas públicas “semiprivatizadas”.

A Loja do Cidadão do Porto perdeu, nos últimos anos, os balcões da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), CTT, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Casa da Moeda, Governo Civil do Porto, ADSE e, recentemente, o da CGD. Este encerramento originou os mais vivos protestos por parte dos candidatos da CDU-Porto â Câmara Municipal, alertando os mesmos para o “preocupante esvaziamento gradual em curso na Loja de Cidadão” e para as “consequências negativas para utentes e trabalhadores”. Recorde-se, e no que ainda à CGD diz respeito, que, além da privatização da área de seguros (Fidelidade, Multicare e Cares), do Hospital Privado de Portugal foram encerradas, em todo o país 45 agências, três das quais na cidade do Porto.

De salientar que desde 1999 (ano da sua criação) até 2009, a Loja do Cidadão do Porto atendeu – de acordo com números oficiais – cerca de 14 milhões de pessoas, o que traduz-se em mais de 3.800 cidadãos por dia. Foi, na altura da sua criação, considerado um interface fundamental entre a população do Grande Porto e os serviços públicos fundamentais, mas, atualmente, e com a perda de valências que a sua importância tem vindo a diminuir.

Edifício onde se encontra Loja
Edifício onde se encontra Loja

Catorze anos depois

Comemorando hoje (01set13) 14 anos de existência, a Loja do Cidadão do Porto conta ainda com catorze serviços ligados a empresas públicas e privadas (Agência para a Modernização Administrativa, IP; Águas do Porto, Caixa Geral de Aposentações; Direção-Geral da Administração da Justiça; Direção-Geral de Impostos; EDP, Energias de Portugal; EDP Gás; Endesa Energia, GoldenEnergy; Instituto de Conservação do Imobiliário; Instituto da Mobilidade e dos Transportes; Instituto da Segurança Social; Instituto do Emprego e Formação Profissional; Instituto dos Registos e do Notificado, IP; Portugal Telecom, Vodafone Portugal e Zon), mas há quem saliente o facto de que o futuro relativo à permanência da Caixa Geral de Aposentações e do Instituto dos Registos do Notificado, IP possa estar em causa.

“Ainda não há certezas, mas essas valências podem vir a ser encerradas”, disse-nos um funcionário da Loja do Cidadão, não assegurando, contudo, se essa será, ou não, uma realidade, mas… “é o que se fala por aí, como aliás já se falou por aí o encerramento do balcão da CGD, o que veio a acontecer”.

loja do cidadao 02 - 01set13

 Futuro incerto

A funcionar das 08h30 às 19h30 (dias uteis) e das 09h30 (sábados), a Loja do Cidadão do Porto é ainda uma referência quanto ao tratamento burocrático de certos documentos/processos no Grande Porto para milhares e milhares de pessoas. A verdade, porém, é que a abertura de uma nova Loja está, pelos vistos, posta de parte, se tivermos em conta a “desertificação que a atual tem vindo a ser alvo em termos de alguns e importantes serviços. Nem mesmo o apoio ao cidadão – havia uma cafetaria que já foi encerrada ao tempo – é assegurado durante o tempo de espera para ser atendido. Está tudo descaraterizado, tendo em conta aquilo que era, inicialmente, esta loja”, concluiu o nosso entrevistado, que, como é óbvio (?!) não se quis identificar.

 

Texto: JG

Fotos: António Amen

Partilhe:

2 Comments

  1. José Gonçalves

    Cara Maria de Lurdes
    Nós, de momento, não temos a informação concreta e correta para lhe dar, ainda que se trate de um jornal, e até por isso, por vezes não possa responder de imediato às questões que os leitores colocam e que, no fundo, e como no seu caso, é algo que, mais depressa consultará através do Google Maps. Ou então, contactando diretamente a Caixa Geral de Aposentações.
    Sem mais de momento
    Cumprimentos
    A Direção

  2. Maria de Lurdes Marques Correia Lopes

    Boa noite.
    Tenho um familiar que esta convocada para uma junta medica da caixa geral de aposentacoes no Porto, sediada na Caixa Geral de Depositos. Solicito o favor de me informar onde fica localizada e qual o meio de transporte, comboio ou expresso, mais perto, viajando a partir de Coimbra.
    Com os melhores cumprimentos

    Maria de Lurdes Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.