Menu Fechar

Terroristas!

 

José Gonçalves

(Diretor)

Os fogos, os bombeiros,,. a floresta, os PDM e todos os assuntos e mais alguns voltam à baila – à discussão pública – e com mais pertinência depois da morte de cinco bombeiros nos últimos dias. Nunca tanto bombeiro tinha morrido – que me recorde nos últimos tempos – a não ser num incêndio, com outras características, em Armamar (1985), o qual vitimou 14 “soldados da paz”.

Pronto! A “rapaziada” responsável, direta ou indiretamente, por esta calamidade, já está – como sempre – a desculpar-se.

Aliás, como desculpar-se-ão, no Inverno, com as consequências das cheias, das derrocadas e de outras coisas do género que, sazonalmente, vão vitimando milhares de pessoas de forma direta ou indireta.

Além da solidariedade para com os bombeiros (vítimas mortais e não só) e com as populações que sofreram com as ignições da autoria de terroristas que deviam estar presos – mas andam por aí a monte -, nada mais digo paras além daquilo que toda a gente sabe! Essa cambada – fiquem, desde já a saber – , para o ano vai voltar a atuar, e o resto são “tretas” em cima de “tristes tretas”.

Tenho mais que fazer que estar, agora a perder o meu tempo, com essa gentalha.

Só peço, aos inteligentes deste país que acabem, de uma vez por todas, com esta merda! Que acabem com esta negligência e com este laxismo. De resto, e se não se encontrarem soluções, aconselho-os, a todos, a irem ao raio que os parta! Todos eles, num país Justo, teriam de sentar o cu no mocho. Mas, não! Andam por aí a pavoneá-lo.

incendiarios - 01set13

Deixo-vos com números e de algumas (hipócritas) declarações:

-Nas duas últimas semanas arderam dois mil hectares de floresta (equivalente a dois mil campos de futebol).

Morreram cinco bombeiro(a)s.

-Registaram-se cerca de 370 fogos por dia, a maioria por mão criminosa.

-A Polícia Judiciária deteve, até à data (01set-13), 42 incendiários e a Guarda Nacional Republicana, mais 25. O que será feitos destes terroristas?

Algumas Declarações:

-Francisco Gomes da Silva, secretário de Estado das Florestas: “As áreas geridas pelo Estado não estão mais mal cuidadas que o resto da floresta”. Então cuide-se e cuide delas!

-Rui Moreira da Silva, da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários: “Espero que o aconteceu na serra do Caramulo sirva de exemplo. Tratou-se de um erro básico, óbvio e impensável do posicionamento dos bombeiros, o qual lavou a morte de duas pessoas. Tratava-se de um declive de 60 por cento. Ninguém podia lá estar”. Mas dizem que a ação de formação dada aos bombeiros é exemplar!?

-Fernando Curto, presidente da Associação de Bombeiros Profissionais: “Faltam mais cinco mil bombeiros profissionais e há 150 associações de voluntários perto da falência”. Ficamos a saber disto agora… agora que tudo ardeu ou est´+a a arder! Lindo menino!

-Miguel Macedo, ministro da Administração Interna: “Em parte os incêndios são parte de uma inevitabilidade, dado o estado em que se encontram as florestas”. O senhor faz ou não faz parte do Conselho de Ministros. Ora porra! Não alertou outros responsáveis, a tempo e horas, para a hipotética hipótese – mais que habitual – de acontecer tal situação? Não! Pois não! Atenção que Vêm aí as cheias…

Mais e mais declarações terá na próxima edição do nosso jornal sobre este e outros casos que deram cabo da vida a muitas pessoas… no norte, no centro do continente e na Madeira. Para já, não há pachorra!

Em outubro falaremos com quem sabe da poda, e sobre a poda pode dar elementos importantes para este urgente debate, o que é protelado há décadas

E sem mais,,, fico por aqui, solidário com os bombeiros – como sempre estive (porque também já andei em trabalho em frentes de fogos) – e alertando para o facto de que o poema inserto no nosso caixilho de homenagem aos “soldados da paz” (na primeira página – caixilho no canto superior direito) foi escolhido pela nossa amiga e colaboradora Maria de Lourdes dos Anjos. Um poema, que diz tudo e mais alguma coisa e é assinado por Alice Santos. Obrigado Alice!

E por aqui me fico porque estou a ficar, cada vez mais farto, de aturar “bananas”!

Até outubro

Façam por ser felizes!

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.