É já em janeiro de 2014, que o nosso jornal comemorará quatro anos de existência, criando, a partir dessa altura, uma renovação temática digna de registo, assim como uma parcial refrescadela gráfica. O “Etc e Tal Jornal” tem vindo a crescer no que diz respeito a audiências, faltando-lhe, contudo, uma estrutura sólida para dar resposta às exigências. A verdade, é que tudo tem sido analisado com atenção e profundidade, pelo que, já agora (novembro), podemos anunciar importantes inovações que surgirão on-line em janeiro, neste que é o sítio onde se releva, cada vez mais e com maior “coesão”, a verdade dos factos e se dá a conhecer o Porto ao mundo.
Janeiro de 2014 será, assim, uma importante altura para começar a consolidar, em definitivo, o nosso projeto. E isto, desde já, com uma equipa renovada (de salientar a entrada de novos colaboradores permanentes e pontuais). O “Etc e Tal Jornal” parte, dessa forma, para o próximo ano com confiança, não ignorando, contudo, as adversidades inerentes à (contínua) política de austeridade imposta pelo governo da nação e, outrossim, de todos os condicionalismos a ela adjacentes.
Independentemente dessas contrariedades, o nosso jornal está pronto a caminhar rumo ao futuro, não temendo, como nunca temeu, qualquer tipo de ataques à sua (planetária) intervenção e desenvolvimento, este, bem expresso no crescente número de pessoas que nos visitam e nos leem. A propósito batemos a fasquia das 100 mil visitas (representativa das duas séries) e dos 40 mil leitores, no que concerne à segunda série (desde maio de 2012).
Equipa reforçada






Relativamente à entrada de novos colaboradores, de salientar os nomes de Ana Cláudia Albergaria, do sociólogo e nosso correspondente em Lisboa, António Pedro Dores, que assina (já nesta edição) a coluna “De Soslaio”, e de Carla Ribeiro, que, a partir de dezembro, será responsável pela rubrica “Relatos”. Periodicamente, contaremos ainda,- e isto na cada vez mais participada rubrica “Tribuna Livre” -, com a importante colaboração de José Lopes (também correspondente em Ovar), de António Lima e de José Luís Montero.
Quanto a antigas rubricas, – “abandonadas” sem mais nem menos pelos seus antigos autores – “Faca e Garfo e “Sentidos”, está certa já a substituição dos antigos colaboradores por outros autores, se bem que, em princípio, só na edição de fevereiro iniciarão a sua colaboração.
No espaço “Magazine” estamos a envidar todos os esforços para a colaboração de técnicos de Saúde, Justiça, Desporto… de modo a criarem novas e interessantes rubricas, todas elas interativas com o público leitor.
Nesse espaço, manter-se-ão as colunas “Reflex”, de António Amen, “Navegando”, de Hugo Sousa, “Biba a Poesia”, coordenação de Maria de Lourdes dos Anjos, e “Diário de Bordo”, de Luís Reina, que, a seguir, revelaremos mais pormenores.
“De Visita” e “Diário de Bordo” regressarão em janeiro
Entretanto, as rubricas “De Visita” – um êxito editorial digno de registo – está a preparar, com algumas surpresas, a sua segunda temporada, mantendo-se o trabalho de reportagem em coletividades e instituições sediadas no distrito do Porto. “De Visita” regressará em janeiro.
Já quanto a “Diário de Bordo”, o autor, Luís Reina, apresentará, já na próxima edição (dezembro), as linhas-mestras da sua coluna para o ano de 2014.
No que concerne à rubrica “Hoje Escrevo Eu”, da autoria do diretor José Gonçalves, regressará já na próxima edição e só não manteve a sua presença nas últimas edições devido ao acumular de artigos na rubrica de “Opinião”.








“Velha-guarda”
De resto, continuaremos a contar com os nossos “indefetíveis” colaboradores – verdadeiros “pesos-pesados” do nosso jornal-, os quais, desde há quatro anos a esta parte, se encontram neste projeto de corpo e alma. Maria de Lourdes dos Anjos, com a sua “Duas de Letra” (coluna recorde de audiências), José Manuel Tavares Rebelo e a “Praça da Liberdade”, Lúcio Garcia e a crónica com o seu primeiro nome, e ainda o nosso amigo e correspondente no Brasil, Waltermir Rodrigues, com extraordinários sabores tropicais, alguns deles… bem picantes!
Quarto aniversário: Passeio-Convívio e jantar comemorativo
Mas, o “Etc e Tal Jornal” não fica por aqui em projetos. Poderão dizer que estaremos a dar um passo maior que a perna. Não. Nós não temos duas pernas, temos muitas mais pernas: as pernas de toda a nobre gente que faz parte desta equipa.
Ainda sem grandes pormenores – os quais divulgaremos na próxima edição – iremos realizar uma excursão aberta a leitores e colaboradores do nosso jornal. Trata-se de um Passeio-Convívio (possivelmente à simpática cidade de Santiago de Compostela – Galiza)essencial para reunir esta boa gente em torno deste projeto. Nada melhor que reuni-la, juntando-a e fazendo-a conhecer-se em são e salutar jornada de amizade.
Depois – já se sabe – em meados de janeiro- ainda realizaremos o nosso jantar de aniversário. Pois. Já passaram quatro aninhos desde a altura que, quem vos escreve, teve a ideia de lançar este jornal, para não estar parado, por desempregado que está, e a viver à custa do “milionário” Rendimento Social de Inserção.!
Quatro aninhos?!
É verdade.
Quatro aninhos com milhares e milhares de carateres. Com centenas de entrevistas e reportagens. Com exclusivos. Com trabalhos únicos na imprensa regional e nacional. Tudo com gente nobre. Amigos. Colaboradores/voluntários. Milhares e milhares de leitores.. uma família… e se dela quiser fazer parte, ainda vem muito a tempo.
Isto tem uma marca registada: “Etc e Tal Jornal”.
Sempre… para ler com atenção… e ATENÇÃO à nossa edição ESPECIAL DE NATAL!
Texto: José Gonçalves
Fotos: António Amen (arquivo)
Desde já Agradeço ao Diretor deste jornal, o querido amigo José Gonçalves, e todos as valorosas pessoas que contribuem para que este veículo de comunicação seja cada vez melhor, parabéns a todos, tudo de bom que os sucessos e realizações lhes acompanhem em seus caminhos.
By: Waltermir Rodrigues
Obrigada
espero estar a altura deste desafio
bjnhs