Menu Fechar

“PsicoDúvidas”

A. Barros

A mente humana está envolvida em tarefas e situações muito complexas. É difícil por vezes entender essa mesma complexidade. Na vida do Ser Humano, existem mudanças e situações em que adaptação é um fator obrigatório para que tudo corra bem. Fazemos escolhas que nos parecem ser plausíveis, algumas até tornam-se erradas mas infelizmente não somos de todo perfeitos.

A pensar nos problemas que nós, Seres Humanos, vivenciamos, uns de uma maneira e outros de outra, surge a Psicologia.
Caro leitor, com toda a certeza já ouviu falar em psicologia. Mas sabe o que ela defende? Qual o principal objetivo? Quantas vezes já nos deparamos com pessoas que têm uma forma diferente de ser e de estar? Quantas vezes desejamos compreender o porquê daquela pessoa que conhecemos tão bem, reagir de uma forma inusitada perante uma determinada situação? Quantas vezes pomos em dúvida o nosso próprio comportamento perante uma determinada situação? Quantas vezes já pusemos em causa as nossas relações com os outros?

Sendo assim, a psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e comportamentais do Ser Humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos Psico – Alma ou atividade mental” e logia – Estudo.
Um dos principais objetivos da Psicologia é ajudar o Ser Humano a compreender o comportamento e a forma como ele pensa sobre determinado assunto.
Existem muitos assuntos no campo da psicologia que somos confrontados no dia-a-dia mas que não sabemos como agir, o que fazer, onde procurar ajuda e sem querer podemos dificultar ainda mais a situação. Desta forma, o objetivo desta coluna é informar, esclarecer algumas dúvidas sobre determinado assunto.

Todos os meses será debatido um determinado tema fortemente sustentado por base científica e a partir daí o leitor poderá entrar em contato e esclarecer alguma dúvida sobre alguma situação que possa estar a vivenciar. Teremos, então, imenso gosto em esclarecer e o apoiar para que possa ter para si e para todos os que rodeiam uma melhor qualidade de vida. De salientar que todas as dúvidas serão de âmbito confidencial entre o psicólogo e o Leitor. Espero então por si!

01mai14

Partilhe:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.