Menu Fechar

S. BARTOLOMEU da FOZ DO DOURO: Uma Festa com tradições RENOVADAS

Foi entre 21 a 31 de Agosto que tudo aconteceu. Falamos das tradicionais Festas de São Bartolomeu, que, juntamente com a 18ª edição da Feira de Artesanato da Foz do Douro, conseguiu reunir, em salutar convívio, milhares de pessoas em espaço daquela que é uma das mais pitorescas freguesias da cidade do Porto.

Durante 11 dias, o Jardim do Passeio Alegre  teve um novo aspeto. Cerca de 50 “barraquinhas” – cada uma com a sua particularidade – venderam os seus produtos. A oferta albergava, essencialmente, artesanato – tanto regional, como internacional –, produtos culturais e gastronómicos.

Também a animação foi importante, dai a organização ter planeado eventos, no palco central, para todas as noites. Figuras como Alberto Índio, Cláudia Madur ou Francisco Menezes, animaram todo o pessoal que invadiu o Jardim. Também o caráter religioso destas festas originou, isto no dia 24 (domingo), a Missa de São Bartolomeu na Igreja de São João Baptista, perto do recinto.

O ponto forte destas festas foi o Cortejo do Trajo de Papel. Nesta iniciativa que reuniu cerca de 300 pessoas, todas elas vestiram-se com trajes totalmente feitos de papel, essencialmente de crepe, e desfilaram à beira-mar entre a Cantareira (perto do Passeio Alegre), e a praia do Ourigo. Um percurso de aproximadamente um quilómetro. Nesta praia, os participantes mergulham nas águas do mar… num Banho Santo.

Esta tradição já remonta ao século XVI, onde as populações locais tomavam banhos para curar doenças, como a gaguez, a gota ou a epilepsia. As festas de São Bartolomeu existem “oficialmente” desde o século XIX, mas o cortejo é mais recente.

Coletividades deram vida às festas

As coletividades que participaram no cortejo foram: Associação de Pais da Escola Básica São João da Foz – pela 4ªa vez consecutiva -; Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal – participam em todos os cortejos desde a sua fundação-; Orfeão da Foz do Douro; Paraíso da Foz – Retomaram este ano a participação no cortejo, contribuindo com 150 participantes (cerca de 50 por cento do total dos presentes no desfile), e por último a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Artesãos satisfeitos

Falamos com alguns artesãos, que dizem notar diferenças em relação ao ano passado. Isto deveu-se à mudança da organização, derivado da União de freguesias que ocorreu em 2013.

Em declarações ao “Etc e Tal Jornal”, Virgínia Santos, artesã, revelou, que “há 14 anos participa na feira” e que os seus produtos “têm uma boa adesão”. Expõe ainda que “este ano a feira está diferente! Mudou de direção, devido à união de freguesias.”

“Não está melhor, não está pior, está diferente… tem uma dinâmica diferente, o que, para mim, é agradável”. Salienta que foi positivo a criação de um setor de “artesanato urbano” e “abrirem a porta a outro tipo de artesanato e artesãos é muito importante”. Não podemos pensar só em nós”.

Recorda ainda Virgínia Santos, que a feira teve maiores dimensões no tempo em que os artesãos eram subsidiados para participarem no certame (oferta do aluguer do local, pensão completa e dormida). Ora isso não acontecendo, “levou ao afastamento “dos artesãos que faziam menos negócio”. Lentamente o tamanho foi diminuindo, até que este ano voltou a aumentar, devido à implementação de novos espaços. Para a nossa entrevistada“a mudança foi positiva”.

“Um momento único!”

Já, em declarações à RTP, Nuno Ortigão, porta-voz das Festas de São Bartolomeu, afirmou que “a cidade do Porto ainda não acordou para o Cortejo do Trajo de Papel”, que é “um momento único a nível nacional”. Ortigão afirma que “a cidade tem que abraçar” as festas. O novo grupo de trabalho pretende tornar “o cortejo mais conhecido e mais inclusivo”, visto que “qualquer pessoa pode nele participar”. Ortigão reconhece que a divulgação do evento devia ser mais eficaz, e ainda “não o é devido à juventude da união de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde”.

bartolomeu 01

bartolomeu 02

bartolomeu 03

bartolomeu 04

bartolomeu 05

Virgínia Santos
Virgínia Santos

bartolomeu 07

bartolomeu 08

bartolomeu 09

bartolomeu 10

bartolomeu 11

 

Texto e fotos: Pedro Nuno Silva

Fontes: Portal do Turismo do Porto

 

 01set14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.