Menu Fechar

“OVAR 1900”: Uma exposição com êxito reconhecido através de… dedicatórias

A exposição “Ovar 1900” que esteve patente, durante a época balnear, no Posto de Turismo no Furadouro mereceu dedicatórias em várias línguas…

O habitual livro em que os visitantes podem deixar registadas as suas dedicatórias, as suas opiniões, a sua visão ou observação sobre uma exposição, normalmente é guardado, contendo no seu interior os mais diversificados sentimentos e testemunhos de como o público viu com seus próprios olhos a temática cultural exposta.

No caso da exposição “Ovar 1900” que o Museu de Ovar levou ao Posto de Turismo no Furadouro entre o dia 26 de julho e 30 de setembro com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, o livro de dedicatórias desta exposição, foi um autêntico espaço para a expressão de sentimentos através de dedicatórias em diferentes línguas, que o certame, com base no espólio etnográfico do Museu de Ovar, despertou memórias que resistem a voltar para o silêncio do inevitável arquivo, em que se guardam palavras e frases escritas por pessoas de diferentes estratos sociais, que nestas dedicatórias vão deixando a sua opinião sincera e humilde sobre as tão diversificadas exposições de arte que o Museu de Ovar continua a proporcionar.

Sobre “Ovar 1900” foram muitos os parabéns e agradecimentos expressos a todos quantos tornaram possível tal exposição, e particularmente ao Museu de Ovar como entidade promotora do evento cultural na praia do Furadouro. Mas foram inúmeras as mensagens de estímulo, de reconhecimento, de valorização da iniciativa que mostrou antigas profissões e modos de vida local e regional. Aqui ficam alguns resumos de dedicatórias que os visitantes quiseram expressar e testemunhar seu apreço:

– “Parabéns pela boa ideia de trazer um pouco da História de Ovar até à Praia do Furadouro para que outros, no verão, a possam também conhecer”.

– “A identidade de um povo é salvaguardada com este tipo de iniciativas”.

– “…oportuna, inteligente e bem montada exposição sobre Ovar 1900”.

– “Num tempo em que tudo parece tão efémero, vale a pena observar esta montra das nossas memórias!”

– “Louvo o esforço das pessoas do Museu de Ovar que se atreveram na época balnear a expor o que tem dentro de portas nomeadamente o Mar e a Terra e os vários ofícios que no século dezanove faziam parte do dia-a-dia da vida das pessoas”.

– “Surpreendeu-me pela positiva! Dá um exemplo bem real do que era a vida no fim do século passado!”

– “Ovar 1900 – Exposição bem organizada no espaço temporal da evolução da humanidade, no seu constante aperfeiçoamento e que nos lançou na era tecnológica dos dias de hoje.”

– “Exposição muito interessante, no entanto, falta a representatividade de Esmoriz e Cortegaça: tanoaria e cordoaria.”

– “Very nice impression”.

– “Me há gustado muchisimo, es super bonito todo”.

– “Uma boa iniciativa em que me fez recuar nos tempos. Há muito que não vou ao Museu de Ovar e hoje recuei ao tempo da escola primária em que visitei o Museu anos 1970. Aqui vi alguns objetos de que me lembro de pequenito a minha mãe usar como o fogão a petróleo o semeador que empurrei muitas vezes nas terras com o meu avô”.

– “Parabéns aos “obreiros” desta fantástica exposição que surpreende pela recolha de tradições e manutenção de uma riqueza cultural digna de admirar e preservar. Bem-haja por trazerem aqui objetos vivos do que ainda constitui a arte xávega e a exposição em geral, bem como a informação preciosa sobre apicultura”.

– “Parabéns ao Museu de Ovar pelo seu trabalho. Gostei imenso de ver. É bom darmos a conhecer as nossas tradições ( muito bem estruturadas)…”

– “Mais vale tarde do que nunca. Felizmente que se dá a conhecer aos habitantes e visitantes do Furadouro, estas relíquias, que temos o dever de preservar”.

– “Excelente, boa apresentação é sempre bom conhecer diferentes costumes e ideias. Adorei. Façam mais e sempre mais!”

– “Uma exposição muito interessante e elucidativa da cultura e tradição vareira. Uma ideia muito feliz e bem conseguida para apresentar no Posto de Turismo do Furadouro, em época balnear. Parabéns ao Presidente da Câmara e Vereador da Cultura…”

arabéns; Reflexo da nossa história que temos de manter na memória.

– “Adorei! É desta forma que se aviva a memória a cultura e a vida de um povo…”

– “Obrigado pela oportunidade de ficar a saber mais sobre Ovar e o Furadouro!”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ovar 1900 - 06

ovar 1900 - 07

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ovar 1900 - 11

 

 Texto e fotos: José Lopes

(Correspondente do “Etc e Tal Jornal” em Ovar)

 

 

01out/nov14

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.