Menu Fechar

Um novo passo

José Gonçalves

(diretor)

O “Etc e Tal jornal” está prestes a comemorar o seu quinto ano de existência, o que acontecerá em janeiro próximo, precisamente na altura em que apresentaremos aos nosso(a)s leitore(a)s um produto jornalístico gráfico e estruturalmente renovado.

Mantendo a sua linha editorial, com destaque para a produção própria, de índole regional aberta à diáspora e ao mundo lusófono, o nosso jornal prepara-se para dar um importante passo – não maior que a perna – enfatizando-se, entre outras novidades, que estão já a ser trabalhadas, a mudança de alojamento da “.net”para a “.pt”.

Esta renovação, ou se preferirem “refrescadela”, tem também como objetivo alcançar novos e mais leitores, mantendo a produção jornalística própria (exclusividade) como fator de reconhecida identidade, deixando assim para os outros órgãos de comunicação social as – com outras estruturas e dimensão – notícias que todos nós conhecemos minutos ou poucas horas depois delas acontecerem, e que se repetem, com mais vírgula ou menos vírgula; mais parágrafo menos parágrafo, em todos eles (principalmente nos diários).

A atualização informativa continuará a ser mensal e ao dia 01. Intemporais manter-se-ão as rubricas de opinião dos nossos colunistas, assim como as de especialidade. Outras áreas vão desaparecer, havendo, assim, um número mais reduzido de espaços que, atualmente, pouco diziam aos leitores.

A grande aposta do “Etc e Tal Jornal” continuará a ser a reportagem em paralelo com a entrevista, ambas exclusivas e prontas a consubstanciar a “verdade dos factos”, lema pelo qual tentamos nos distinguir da concorrência.

Era importante esta renovação, e isto numa altura que o jornal se destaca também pelas suas iniciativas (as excursões têm sido um sucesso e vão continuar a ser realizadas), assim como outras atividades que iremos apoiar, em termos de divulgação jornalística, sendo que no próximo ano, todas elas serão integradas no programa, que divulgaremos brevemente, comemorativo dos cinco anos de existência do jornal.

Há quatro anos diziam, alguns “Velhos do Restelo” ou “jornalistas de bancada”, que o projeto não duraria mais de um ano; há três anos a mesma coisa, o mesmo tendo acontecido há dois e por aí fora.

Temos pena!

O jornal vai comemorar cinco anos; vai continuar a desempenhar um serviço público que, local ou regionalmente, poucos relevam; vai continuar a ser incomodativo para quem se incomoda com as verdades; vai continuar a ser o “Etc e Tal Jornal” que conhecemos ainda que com roupagem diferente.

E pronto. Cá estaremos em janeiro – precisamente no dia 01 – “abrindo” o ano com coragem e muita força para encarar os desafios do futuro.

Até lá, desejo a todo(a)s leitore(a)s e amigos do “Etc e Tal Jornal” Festas Felizes.

Obrigado por tudo.

Até janeiro!

 

 

 

 

 

 

 

 

01nov/dez14

 

 

Partilhe:

1 Comment

  1. Manuel Soares (Oeiras)

    Caro Diretor

    O melhor de tudo para si e para vocês com as transformações que vão ser realizadas. Admiro o vosso jornal, e uma “refrescadela” não faz mal nenhu, muito pelo contrário.
    Manuel Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.