Waltermir Rodrigues (*)
Olá caros leitores deste brioso jornal online. Hoje (01-jan-15) é o dia da posse da presidente reeleita do Brasil, Sim… a Dilma Rousseff foi reeleita com 51por cento dos votos válidos
Mas, este novo mandato da Dilma, esta revelando-se bem complicado, pois alguns escândalos e sujeiras, que estiveram embaixo do tapete por algum tempo, apareceram.
O escândalo mais famoso no momento envolve a maior empresa brasileira, a Petrobras, mas vamos a alguns motivos os quais vieram culminar neste escândalo: Compra superfaturada de uma refinaria nos Estados Unidos e com o aval da diretoria que, por sinal, era composta pela até então diretora Dilma Roussef, a qual junto com a senhora Graça Foster afirmam em uma só voz que nada sabiam.
O Superfaturamento de obras e serviços feitos por empreiteiras brasileiras fantasmas. O superfaturamento de serviços prestados por empresas Europeias (com sede na Holanda), Asiáticas (com sede no Japão ). Diversas contas em nome de pessoas comuns em paraísos fiscais que foram rastreadas e descobertas pela polícia federal brasileira.
Mas… o que detonou toda esta avalanche de lama que estava embaixo do tapete da “Petrobras” e no Palácio do Planalto foi a delação dos principais cabeças do esquema de corrupção, pois é eles Alberto Youssef (foto abaixo a esquerda)e Paulo Roberto Costa (foto abaixo a direta),abriram a boca e isso está tirando o sono de muitos corruptos e corruptores, gente do governo, gente de partidos políticos : PT,PMDB e PP, altos funcionários do governo.
O povo anda irritadíssimo com o governo e já se fala em “impeachment” em muitos lugares do Brasil, andam havendo muitas manifestações de rua em muitas capitais.
As Forças Armadas andam um pouco descontentes com o governo, pois a presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu nesta quarta-feira (10) o relatório final da CNV (Comissão Nacional da Verdade), concluído após dois anos e sete meses de trabalho. Dilma disse que o trabalho do grupo vai ajudar a afastar “fantasmas de um passado doloroso” e permitir que os brasileiros conheçam a história das violações aos direitos humanos durante a ditadura militar para que elas não se repitam.
E nesse relatório final há textos que praticamente crucificam os militares e se fala até em julgamentos de crimes já prescritos, isso deixa os militares bem irritados.
E agora o governo vem tentando aprovar a “Lei do Calote”, a Comissão Mista de Orçamento aprovou ressalvados os 39 destaques apresentados, o projeto do governo que altera a meta de resultado primário deste ano, permitindo ao Executivo abater da poupança fiscal todos os gastos realizados com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as desonerações de tributos concedidas ao longo do ano.
Ou seja, tudo que o governo gastou, superfaturou ou irresponsavelmente gastou do dinheiro do povo, não será contabilizado. Isso deixa o povo mais irritado ainda,Eu vejo este segundo mandato da presidente Dilma, bastante tumultuado e muito sujeito a surpresas como por exemplo um “impeachment”. O sabor do Brasil neste segundo mandato da presidente Dilma não está nada bom, Sinceramente espero que as coisas voltem ao normal e os culpados paguem pelos seus crimes na forma da lei vigente no país.
*Correspondente “Etc e Tal Jornal”, em Pernambuco, Recife, Brasil
01jan15