È já considerada, uma das maiores hortas da Europa em meio citadino. O Parque José Avides Moreira, no centro hospitalar Conde ferreira (Porto) foi, recentemente inaugurado, em cerimónia que contou com a presença, entre outros, do secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira. Na cerimónia, realizada no passado dia 24 de março, e antecedida de uma conferência de imprensa, de salientar também a presença da administração da LIPOR e de representantes da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP). Coube a Benedita Chaves (LIPOR) dar as boas-vindas.
Benedita Chaves :
“Um espaço multidisciplinar”
Benedita Chaves que salientou o facto de que o espaço inaugurado e localizado no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto Horta à Porta da LIPOR”.
“O Parque José Avides Moreira, pretende ser um espaço multidisciplinar onde estejam presentes diferentes valências, não obedecendo aos modelos padrão habitualmente aplicados em estruturas deste tipo e já implementados na Área Metropolitana do Porto”. Após a intervenção foi mostrado um pequeno vídeo sobre o que pretenderá ser a quinta daqui a alguns anos. De seguida a palavra foi dada ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.
António Tavares:
“Uma quinta ao serviço da comunidade”
António Tavares que iniciou o seu discurso afirmando que “a quinta que esta a ser criada é a maior da Europa” e que “é o resultado da parceria levada cabo pela Empresa LIPOR e Santa Casa de Misericórdia do Porto”, tendo como objetivo, “servir a comunidade e, no futuro próximo, todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde”. Antes de finalizar, ainda teve tempo para afirmar que o projeto têm duas grandes funções: “A Pedagógica e a Terapêutica”.
Aires Pereira:
“Um desafio muito difícil”
Por seu turno, Aires Pereira, presidente da LIPOR, começou por salientar que “a criação desta quinta foi um desafio muito difícil”, e que, no futuro, “tem como finalidade promover o ambiente da cidade do Porto. A empresa serve cerca de um milhão de pessoas e é reconhecida a nível nacional e internacional”.
Saiba que a referida quinta é constituída por 230 talhões para o cultivo e tem cerca de 38 exemplares de camélias, sendo o espaço dividido da seguinte maneira: Pomar: Áreas de Lazer; parque infantil e parque de merendas e o jardim das camélias. Horta: Zonas de plantas aromáticas e medicinais e ainda estufas e viveiros. Charca: Zona de cultivo e áreas para animais e ainda área para compositores.
Manuel Teixeira:
Assistência à doença é um imperativo!
Já Manuel Teixeira, secretário de Estado da Saúde, deu importância primeiramente à figura que dá o nome à quinta, o Dr. José Avides e recordou alguns momentos. Referiu a importância do Centro Hospitalar Conde Ferreira ter completado 132 anos e recordou ainda algumas datas importantes:
“O Hospital Conde Ferreira foi em 1883, o primeiro a ser construído de raiz para a psiquiatria em Portugal. António Maria de Sena foi o primeiro Diretor Clínico do Hospital, personalidade de elevada estatura científica e moral, criou um modelo de organização hospitalar arrojada para o seu tempo, a favor daqueles que denominou “seres humanos infelizes, afetados do padecimento mais cruel”.
“Em 1811, começou o início do ensino de Psiquiatria no núcleo da Faculdade de Medicina do Porto. Já nos anos 60, foi criando o núcleo de assistência psiquiátrica. No inico dos anos 70, foi criada a clinica de psiquiatria em S. João de Deus. Em 2011, foi criado o centro de dia para doentes portadores de Alzheimer”
Para terminar, o secretário de Estado da Saúde salientou a vontade que o governo têm em” aumentar assistência à doença”, sandando todos os presentes e agradecendo a parceria que tinha sido assinada entre as duas organizações (Santa Casa da Misericórdia e a empresa LIPOR).
Após a sessão de discursos, seguiu-se a visita ao Parque José Avides Moreira, onde foi destapada a placa que assinalava a inauguração do mesmo espaço. Seguiu-se então para uma pequena plantação de camélias simbolicamente feita pelos intervenientes no campo das camélias. Por fim houve uma visita rápida ao jardim das camélias.
Texto: Aires Barros
Fotos: A. B. e pesquisa Google
01abr 15













Visitei hoje a 1ª vez o parque e, achei muito importante e curiosa esta iniciativa.É muito lindo o contacto com a Natureza.
Vi hoje pela 1ª vez as hortas do parque e, achei tudo muito importante e curioso, para incentivar quem gosta e se interessa pela
Natureza. Parabéns.