As obras de reabilitação da ponte românica de Dom Goimil, em Esposade, Custóias, ficaram recentemente concluídas. A travessia do rio Leça, agora devolvida às suas condições originais, constituirá doravante um novo elemento do projeto de valorização dos Caminhos de Santiago em Matosinhos – um dos eixos estratégicos da Câmara Municipal de Matosinhos na área do património e do turismo, inserido também no programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, evento que a cidade acolherá em 2016.
Para além desta obra, a Câmara Municipal de Matosinhos concluiu, no final de 2014, o processo de sinalização dos três percursos utilizados pelos peregrinos quando atravessam o concelho a caminho de Santiago de Compostela. Paralelamente, a autarquia está também a instalar placas informativas, em Português e Inglês, junto dos principais monumentos e lugares com interesse histórico-cultural espalhados pelo concelho. O investimento total na sinalização turística de Matosinhos ronda os 35 mil euros.
A Ponte de Dom Goimil é, refira-se, uma estrutura românica classificada pelo Estado como Imóvel de Interesse Público. Utilizada desde o período medieval pelos peregrinos que percorrem o Caminho Português de Santiago, a travessia do Leça integrava a chamada Via Veteris (Estrada Velha) dos romanos, caminho que, iniciando-se junto à zona da Arrábida, no Porto, constituiu durante séculos a principal ligação entre os rios Douro e Ave.
A empreitada de requalificação visou devolver à ponte as características físicas e estruturais que se julga serem as originais. A intervenção, orçada em 121 mil euros, incluiu a reabilitação da estrutura em alvenaria resistente de granito, com um só arco ogival, e a reposição do pavimento original de lajes regulares, o qual se encontrava coberto com betuminoso, betão e cubos. A obra permitirá ainda integrar a Ponte de Dom Goimil nos circuitos do turismo cultural da Área Metropolitana do Porto, beneficiando do crescente interesse em torno do “Caminho Português” para Santiago de Compostela, nomeadamente na variante do “Caminho Português da Costa”.
A importância patrimonial da Ponte de Dom Goimil é, refira-se, muito significativa. Terá sido mandada construir, entre os séculos XIII e XIV, pela Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de S. João de Jerusalém, para servir a via utilizada pelos romanos, primeiro, e pelos peregrinos de Santiago, depois (caminho português da costa, que vai de Monte dos Burgos a Lagielas). A Via Veteris, refira-se, atravessava Lordelo e Cedofeita, no Porto, passava pelo Cruzeiro de Santiago de Custóias, atravessava o rio Leça neste local e dirigia-se para o estuário do rio Ave, passando por Pedras Rubras, Aveleda, Modivas, Vairão e Vila do Conde.
Matosinhos, recorde-se, é ainda atravessado pelo caminho português central, que vai da zona do Ameal à Quinta do Chantre, atravessando São Mamede Infesta e Leça do Balio, e pelo percurso pela orla costeira, um novo trajeto que, utilizando o complexo de passadiços da marginal, tem vindo a ser cada vez mais utilizado por turistas estrangeiros, sobretudo alemães. As novas placas de sinalização dos Caminhos de Santiago permitirão orientar os caminhantes quando há cruzamentos ou bifurcações passíveis de os induzirem em erro, de forma a não andarem perdidos e em caminhos errados.
Classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade, os Caminhos de Santiago são hoje, como no passado, e para lá da sua vocação religiosa, veículos privilegiados de difusão e enriquecimento cultural, artístico e recreativo. Em Matosinhos, os percursos feitos pelos peregrinos conduzem a alguns dos principais elementos patrimoniais do concelho, como o Mosteiro de Leça do Balio, as pontes do Carro, dos Ronfes e de Dom Goimil ou os tanques romanos de conserva de Angeiras/Fontão, mas também a alguns dos ícones da arquitetura contemporânea portuguesa, nomeadamente a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés e a marginal de Leça da Palmeira, todas de Álvaro Siza Vieira, e a marginal de Matosinhos, de Eduardo Souto de Moura
Texto: Jorge Marmelo (CM Matosinhos)
Fotos: Pesquisa Google
01abr15