Menu Fechar

Rua de Aníbal Cunha

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

Cunha e Freitas (*) 

“O assento da Carvalhosa, diz um documento de 1607, pertencia ao grande casal de Magnetos, onde hoje éo cemitério de Agramonte. Segundo o Tombo da Colegiada de Cedofeita, de 1863, em 1637 existia também um “Casal do Ribeiro, na Carvalhosa”, junto ao Ribeiro da Nogueira, “que é o rio de Cavamãos”, e estendia-se, parece, até ao Monte Pedral. Arrabalde citadino, quase rural.

rua de anibal cunha

Como rua a encontramos já em documento da Misericórdia de 1793, mas deveria ser ainda uma artéria não urbanizada, porque figura, inominada, como uma serventia tortuosa e não completamente rasgada, na planta de Costa Lima, de 1839. Vê-se, porém, com algum casario e o seu nome, na de 1844, de Perry Vidal.

O referido Tombo do Priorado de Cedofeita, de 1863, menciona a “Rua de Carvalhosa com casas e quintais por detrás da Tula dos Cónegos, noutro tempo residência e passal dos curas” – passal que chegava à Rua de Cedofeita. Mais recentemente recebeu o nome de Aníbal Cunha.

Aníbal Cunha
Aníbal Cunha

Aníbal Augusto Cardoso Fernandes Leite da Cunha nasceu no Porto em 1868. Como sargento tomou parte na revolta de 31 de Janeiro; emigrou para Espanha e para o Brasil; emnisitiado, regressou em Julho de 1894; habilitou-se com o Curso Superior de Farmácia, a cujo corpo docente veio depois a pertencer, contribuindo sempre para o engrandecimento desta profissão, designadamente na transformação das Escolas de Farmácia em Faculdades, e na construção do edifício actual nesta cidade.

Foi desta Faculdade muitos anos professor, director, e ainda, interinamente, vice-reitor da Universidade. Morreu em Sâo Mamede, em 1931, no posto de tenente-coronel farmacêutico, deixando impressos alguns trabalhos sob química e farmácia”.

 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”, de 13-11-1973

Fotos: Pesquisa Google

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a “RUA DAS ANTAS

01abr15

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.