O grupo de cidadãos “Rui Moreira: Porto, Nosso Partido“, que venceu as eleições autárquicas de 2013, anunciou ter retirado a confiança política ao presidente de Junta de Freguesia do Centro Histórico, António Fonseca, eleito por aquele movimento.
Para o movimento independente “Porto, Nosso Partido”, António Fonseca “assumiu posições políticas” e “decisões executivas ao longo de um ano e quatro meses de governação que o afastaram dos princípios de lealdade e solidariedade“, afrontando os valores definidos pelo grupo de cidadãos e sufragados nas últimas eleições autárquicas.
“Nestes termos e com estes fundamentos, o grupo de cidadãos Rui Moreira: Porto, Nosso Partido retira a confiança política ao presidente de Junta António Fonseca”, acrescenta o documento.
No comunicado, o movimento ressalva que a maioria dos autarcas eleitos, “quer ao nível da Câmara, quer ao nível das juntas e das uniões de freguesia”, tem sabido assumir “sem hesitações” os compromissos eleitorais. “Compromissos e valores que se prendem com a intransigente defesa dos cidadãos, acima de quaisquer interesses corporativos ou sectoriais”.
In “Jornal de Notícias”
PORTO INCENTIVA A BEBER ÁGUA DA TORNEIRA
O Pavilhão da Águas foi palco para o lançamento do programa de alteração comportamental de incentivo ao consumo de água da torneira. Na apresentação, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente da Águas do Porto, Matos Fernandes, foram ainda apresentados o Plano de Segurança da Água e os resultados do estudo elaborado pela Universidade Católica do Porto sobre esta temática. Segundo as análises efetuadas à rede de distribuição domiciliária, o Porto apresenta em 99,7% dos casos água de excelente qualidade. A Águas do Porto fez, ao longo de 2014, 4071 análises que garantem assim o controlo absoluto da qualidade da água para consumo humano, de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde. O “Plano de Segurança da Água”, desenvolvido pela Águas do Porto, garante assim que a água mantenha níveis de qualidade de excelência, prevenindo eventuais riscos para o consumidor. De referir que, segundo o estudo da Universidade Católica, 73% dos portuenses reconhece a boa qualidade da água da rede pública, sendo, por isso, de extrema importância dar a conhecer a qualidade da água da torneira do Porto. Serão cinco os eixos deste programa de incentivo: Controlo, Saúde, Segurança, Preço e Sabor. A mensagem é simples: a água da torneira do Porto é segura, faz bem à saúde e é barata. As estimativas apontam para que a água do Porto seja 450 vezes mais barata do que a engarrafada. |
|
|
|
Os Prémios Brandemia, que anualmente distinguem as melhores marcas e agências Ibero-americanas, elegeram a marca “Porto.” como Melhor Marca criada em 2014. O magazine de língua espanhola, criado em 2010, atribui estes prémios desde 2012 e distinguiu anteriormente, como melhor marca, os cafés Bormazo (2012) e a Fundação Telefónica (2013). A marca “Porto.”, lançada pela Câmara Municipal do Porto em setembro de 2014 e criada pela empresa portuense White Studio, sob a direção de arte de Eduardo Aires, é assim a primeira marca portuguesa a obter um prémio Brandemia.A Brandlab e a AIRBNB foram também distinguidas, este ano, pela Brandemia, como melhor agência e melhor marca internacional, respetivamente. Os prémios são atribuídos através de uma votação mista em que 30% da decisão cabe aos administradores do portal, 30% aos autores e 40% ao público.No site da Brandemia pode ler-se: “este trabalho [Porto.] resulta acertado e entende perfeitamente o sentido de uma marca turística, potenciando elementos próprios do lugar e logotipando o nome, sem adicionar símbolos desnecessários para que a perceção seja clara e funcional”. |
PORTO: DESTINO TURÍSTICO DE “PRIMEIRA”
A cidade do Porto volta a ser escolhida como um destino turístico de primeira, na Europa. A Invicta, “mui nobre” e artística cidade faz parte de uma lista de 10 destinos turísticos para uma escapadinha, publicada, esta segunda-feira, no jornal britânico “The Guardian”.
O autor do texto diz que há muito mais a fazer no Porto do que beber o vinho cuja fama vem de longe e vai cada vez mais além e destaca as galerias de arte contemporânea de Miguel Bombarda e o Museu de Serralves, o próprio edifício uma obra de arte riscada pelo lápis do arquiteto Siza Vieira.
Sublinhando que o Porto não tão a mesma “vibração de festa de Lisboa”, o texto salienta que a segunda cidade de Portugal partilha “o mesmo charme desvanescente e cena criativa”.
A festa de S. João, de 23 para 24 de junho, e o “Primavera Sound” são mencionados no artigo como boas alturas para uma deslocação à Invicta, que em novembro foi eleita pelo Wall Street Journal como a cidade para uma fim de semana perfeito.
O artigo do “Guardian”, que menciona os roteiros alternativos na cidade, incluiu o Porto numa lista de escapadinhas onde figuram Gent (Bélgica), Lyon (França), Leipzig (Alemanha), Segovia (Espanha), Linz (Áustria), Roterdão (Holanda), Turim (Itália), Gotemburgo (Suécia) e Belgrado (Sérvia).
FITCH ELOGIA CONTAS PRUDENTES E “DISCIPLINA NA GESTÃO DA DESPESA” DA CM PORTO
A agência de notação financeira Fitch mantém o rating da cidade do Porto em BB+ para a divida de longo prazo e em B para a dívida de curto prazo. O “Outlook” mantém-se positivo o que reflete a atual situação de Portugal. A Fitch salienta que o orçamento para 2015 foi baseado em receitas correntes “prudentes” e “disciplina na gestão da despesa”, com o propósito de reduzir ainda mais a dívida. Em comunicado, a agência de notação financeira regista também o excelente desempenho histórico do município, quer em relação à dívida quer à “margem operacional”, revelando que em 2013 o Município do Porto registou “um superavit equivalente a 4,6% da sua receita total” e acumulou 27 milhões de euros de “excedente antes da variação da dívida”, nos últimos três anos. No que concerne a 2014, refere que as contas preliminares confirmam o excelente desempenho do Município do Porto, perspetivando uma margem operacional que deverá superar os 20%. Apesar do ambiente económico ainda complexo em 2014, o Município do Porto apresentou resultados positivos, evidenciando o reforço da consolidação do equilíbrio financeiro alcançado nos últimos anos. Para além da política prudente sobre as finanças, a Fitch distingue o Porto como uma “cidade rica e atraente, com um grande potencial no Turismo”. |
Fontes: Gabinete Comunicação CMPorto, Jornal de Notícias e Diário de Notícias
01abr15