Menu Fechar

“Traços” de Acácio de Carvalho na Galeria Porto Oriental

“O que vemos nestas obras são traços comuns a um conceito que, já anteriormente, tanto em Pano de Terra como em Sulco/Oclus” reflectiam o interesse em explorar o poder expressivo de diferentes suportes e meios, no jogo da representação e do representado, como forma de negar a convencionalidade do acto pictórico, mas não a pintura. Talvez por isso uma forma dominante — o quadrado, símbolo fundamental telúrico, venha habitar cada trabalho.

E, se no centro do quadrado convergem os traços que submetem o espírito à matéria como que, segundo Platão, a reforçar a materialização da ideia, é no centro do quadrado, com inevitável ambiguidade, que o cruzamento dos traços ali está, tanto para a negação do movimento como para a emancipação do espírito.”

Manuela Bronze

Acácio de Carvalho

Licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1980, e com o Mestrado em Cenografia, 1986/88, pela Universidade de Boston, E.U.A, Acácio de Carvalho é Professor Adjunto na Área de Artes e Ofícios da E. S. E. do I.P.Porto.

Foi designer gráfico no Jornal de Notícias, do Porto, 1971/1981, e participou, desde 1965, em mais de uma centena de produções de teatro, dança e cinema, como actor, encenador e principalmente cenógrafo.

São de sua autoria os décors/cenografias para os filmes realizados por Paulo Rocha, “Vanitas”, “Olhos Vermelhos” e “Se fosse Ladrão, roubava”.

Tem realizado várias cenografias para os grupos de teatro Seiva Trupe, Teatro Art’Imagem, TECA  e Teatro Garcia de Rezende, bem como para a Casa da Música, Culturgest, Centro Cultural de Cascais e CENDREV (Centro Dramático de Évora).

Tem participado em inúmeras exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro, e tem apresentado variados projectos individuais de pintura, vídeo, escultura e instalação.

Foram-lhe atribuídos vários Prémios e Menções Honrosas, o último dos quais foi o Prémio de Aquisição BCP na XI Bienal de Vila Nova de Cerveira, em 2001.

Está representado em colecções públicas e privadas e tem obras em locais tais como: Caves da Murganheira – uma Tapeçaria (Ferro, Rede, Arame e Placas de Muselet) e 3 Objectos/Esculturas (Madeira, Ferro e Aço-Inox); Jardins do Monte Aventino, no Porto, -“Sácoras”, escultura em madeira e ferro,  e empena do Hotel Maianga, em Luanda – painel em baixo-relevo, em fibra de vidro.

Título da exposição: “Traços”(Pintura).

Artista: Acácio de Carvalho

Local: Galeria Porto Oriental

Data: Até 3 de Maio de 2015

 

Galeria Porto Oriental

Rua Barros Lima, 851

Tel: 225102456

www.galeriaportoriental.com

galeriaportoriental@gmail.com

Horário: Quinta a Sábado, das 15h às 19h

Nos outros dias, só por marcação.

 

Texto e fotos: Galeria Porto Oriental

01abr15

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.