A organização do evento desportivo Trilhos do Paleozóico associou-se ao “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto” para realizar uma ação de plantação na Serra de Santa Justa, em colaboração com o Município de Valongo, o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, e o CRE – Porto.
A ação de reflorestação realizou-se no domingo, dia 8 de março, a partir das 15h00, precisamente uma semana antes das provas de “trail running” (corridas de montanha). O ponto de encontro foi no Centro de Interpretação Ambiental de Valongo para a plantação de mais de 500 árvores de espécies autóctones.
Considerando que “viver uma experiência completa não é apenas correr”, a organização dos Trilhos do Paleozóico desafiou os atletas inscritos para esta aventura no domínio da natureza que permitiu conhecer em primeira mão alguns dos locais de passagem das provas que se realizaram a 15 de março.
“Quem não gostaria de percorrer os Trilhos do Paleozóico pelo meio de carvalhos, sobreiros e medronheiros? Devemos isso às gerações futuras. Como pessoas que usufruem da montanha e dos seus trilhos temos a responsabilidade de compensarmos a nossa pegada ecológica e de assegurarmos a continuidade destas belas paisagens!”, consideram os promotores do evento desportivo.
Entretanto na manhã de sábado, dia 7, os voluntários do “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto” regressam às parcelas das “Águas Férreas”, ao lado do Corredor Ecológico de Valongo, onde já existem árvores plantadas nas épocas anteriores, para substituir algumas baixas e plantar 700 novas árvores. Serão também instalados protetores individuais em várias delas.
A época de plantação florestal 2014/2015 no Município de Valongo começou em novembro, tendo como meta a plantação de 9.000 árvores e arbustos autóctones na Serra de Santa Justa, duplicando-se assim o número total de árvores plantadas nos últimos anos. Os voluntários já plantaram 7557 árvores. A última plantação da época está agendada para o dia 20 de março.
As ações de reflorestação da Serra de Santa Justa decorrem no âmbito do FUTURO ? projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e são organizadas pela Câmara Municipal de Valongo e o CRE-Porto, em colaboração com a Junta de Freguesia de Valongo. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. As plantações implicam trabalhos de limpeza e preparação dos terrenos e são financiadas pelo ON.2.
Texto: Gabinete Imprensa da CM Valongo
Fotos: Pesquisa Google
01abr15