A Câmara Municipal de Amarante, a Aldeia do Tâmega e a “Connect Kayaks”, empresa especializada na construção de canoas e kayaks para alta competição, juntaram-se para promover um projeto inovador que pretende trazer a Portugal atletas internacionais de canoagem para praticarem a modalidade no rio Tâmega.
O “Connect Trainning Center” é um centro de treinos de alto rendimento, com base em Amarante, que usufrui das ótimas condições do plano de água do rio Tâmega, para a prática de canoagem. Este centro de treinos conta com os barcos da empresa “Connect Kayaks”, personalizados segundo as características de cada atleta presente no centro.
O que torna o centro uma mais-valia para os atletas estrangeiros é o facto de Amarante ter um microclima muito bom, comparativamente com as condições climatéricas dos países nórdicos. Este fator faz com que os atletas do norte da Europa escolham o “Connect Training Center” para treinar, durante o Inverno e Primavera, uma vez que nos seus países de origem não podem praticar o desporto devido às baixas temperaturas que, muitas vezes, levam ao congelamento dos rios.
Os atletas do “Connect Trainning Center” ficam hospedados nas novas unidades da Aldeia do Tâmega, em regime de pensão completa, com “catering” providenciado pela Casa do Rio. O complexo conta com zona de jogos e “meetings” e acesso direto ao Rio Tâmega, plataforma flutuante para embarque, barcos a motor para os treinadores e kayaks e canoas de alta competição da “Connect Kayaks”.
Ao dispor dos atletas encontram-se ainda todas as infraestruturas da RTA Tâmega Clube, como o ginásio, piscinas, campos de futebol e ténis, entre outros.
Nesta primeira edição do centro de treinos, contaram com uma ocupação de 53 atletas oriundos da Alemanha, dos quais dez treinadores, que chegaram no dia 31 de março e deixaram o centro no dia 11 de abril.
Para 2016, o criador e diretor do “Connect Training Center”, Gonçalo Mota, prevê triplicar a ocupação da Aldeia do Tâmega com atletas de vários países do norte da Europa, como sendo a Alemanha, a Holanda, a Suécia, a Dinamarca, a Polónia e a Hungria
Texto: Liliana Ferreira (Aldeia do Tâmega)
Foto: “Aldeia do Tâmega”
01mai15