Menu Fechar

S. JOÃO DO PORTO: Vêm aí seis semanas com (muita!) MÚSICA e DIVERSÃO…

Este ano, as festas de S. João do Porto estão repartidas por muitas noites, começando a 23 de Maio e prolongando até ao dia 4 de Julho. Com esta afirmação, Nuno Leme abriu a conferência de imprensa sobre o que se espera das Festas de São João para este ano, que teve lugar na Alameda das Fontainhas (Porto). Haverá também no dia 3 de junho, a primavera nas fontainhas que será de entrada livre.

s.joao 15 - 01

A partir de 19 de Junho até à noite de S. João (23) podemos ouvir muita música, com a presença de bandas portuguesas, como por exemplo, Os R, Maria Lisboa, Augusto Canário e a Banda Lusa. No largo das Fontainhas ainda haverá tempo para as rusgas de S. João, seguida de um arraial.

Pretende-se que este ano, algumas praças ou largos sejam aproveitados para bailes, sendo que, este ano, em parceria com a STCP e o Museu do Elétrico, um… “elétrico” que fará o trajeto entre o Infante e o Passeio Alegre que transportará o primeiro Baile em Marcha, que convidará o público se juntar nas várias paragens.

Nuno Leme
Nuno Leme

No que diz respeito aos bailes, haverá o Baile ao Por do Sol, no Terreiro da Sé, antecipa o segundo Baile em Marcha, com início na Estação de São Bento e final no Largo das Fontainhas, onde a festa prosseguirá noite dentro: Primeiro com a inauguração do mural “Porto, Cidade de Cidades”, da autoria do artista plástico Kino, e logo depois com o “Novo Baile dos Corpos Extraordinários”, num espetáculo de dança concebido pelo Festival Internacional de Marionetas (FIMP), tudo isso para o dia 24 de Maio de 2015.

No mesmo dia, no parque da cidade, haverá o Mini Primavera Sound destinado exclusivamente a crianças. No Palácio de Cristal, e durante 3 dias, em comemoração ao Dia Mundial da Criança haverá também atividades.

Já cheira a "sardinhada"
Já cheira a “sardinhada”

s.joao 15 - 03

Nos dias 12 e 13 de Junho, no Primavera Sound, decorrerá uma gala dedicado ao fado. Para chegar a novos públicos e recuperar um género musical que também tem larga tradição na cidade. Também nessa altura estreia o Caixa Ribeira, um festival que trará ao Porto nomes consagrados como Camané, Carminho, Kátia Guerreiro, Ricardo Ribeiro ou Gisela João, mas também artistas emergentes e da região, em mais de 40 concertos divididos por 11 palcos na Ribeira.

Durante cinco noites, que antecedem o dia de S. João, o Porto encher-se-á de música, sendo que no dia 19 teremos os D.A.M.A, ma na Avenida dos Aliados, a 20 teremos Rui Veloso, dia 21 os Deolinda, a 22, António Zambujo e na noite de 23 para 24, teremos o concerto de José Cid.

Bailes, arraiais, rusgas, concursos, corridas, regatas, lançamentos de balões, teatro e animação de rua, artes performativas, atividades para crianças, concertos e festivais de música para todos os gostos e idades. Este ano a Alameda das Fontainhas, será o centro das festas de São João e é neste mesmo local que será feita abertura oficial das festas.

Alameda das Fontainhas... palco central dos festejos
Alameda das Fontainhas… palco central dos festejos

A Reitoria da Universidade do Porto, a Praça dos Lóios e as imediações da Estação de São Bento recebem diversas oficinas e espetáculos performativos de acesso grátis. Integrado neste evento, a Locomotiva – projeto da PortoLazer para dinamizar a zona de São Bento – inaugura uma nova instalação artística no Largo dos Lóios, da autoria do coletivo FAHR 021.3. Ainda houve tempo para ouvirmos uma canção do novo single de José Cid que é uma autobiografia do cantor.

José Cid com Aires Barros (colaborador EeT)
José Cid com Aires Barros (colaborador EeT)

De seguida, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira fechou a conferencia de imprensa, salientando que as festas foram pensadas para agradar toda a comunidade e não só, e que as pessoas com mais ou menos dificuldades poderão participar nos eventos. Por fim, ainda agradeceu a todos os presentes, bem como os patrocinadores. Posteriormente foi oferecido um almoço e um manjerico a todos os presentes.

Finalmente, e como manda a tradição, as festas terminam com as Rusgas de São João. Desta vez, o desfile parte do Terreiro da Sé e segue em direção às Fontainhas, onde um júri irá avaliar os participantes. Depois de anunciada a rusga vencedora, o Grande Arraial de São João marca o encerramento oficial de seis semanas de celebração na cidade.

Texto e fotos: Aires Barros

01mai15

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.