Menu Fechar

“FLEA MARKET PORTO” voltou ao Jardim do Morro… em Gaia

As feiras de produtos em segunda mão promovidas pela “Flea Market Porto” que vai adaptando a sua mascote, a “Pulga”, aos cenários naturais em que se realiza, ou ao seu calendário mensal. Tem saltitado entre Porto, Aveiro, Viana do Castelo e mais recentemente (dia 9 maio) pulou até ao Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, onde se reuniram mais de duas centenas de pessoas com os mais variados produtos em segunda mão nesta segunda edição em Gaia, depois do tema “Pulga livre” se ter estreado no Jardim do Morro no dia 25 de abril a convite do Indouro Fest e da Câmara Municipal gaiense.

flea - 02

flea - 03

A paisagem de rara beleza que o Jardim do Morro proporciona com um exuberante miradouro sobre o rio Douro e as margens ribeirinhas de Gaia e do Porto, não resistiu ao roteiro do “Flea Market Porto” e a todos os participantes neste certame, que reservam a sua presença previamente através de correio eletrónico (fleamarket.spot@gmail.com), para obterem um lugar que a organização assegura, distribuindo pela área disponível para cada uma das edições destas feiras.

flea - 05

De carro, de metro ou a pé, naquele sábado, iam chegando durante a hora de almoço, grupos de pessoas, carregando os seus produtos disponíveis para exporem nos lugares que elementos da organização lhes iam indicando nos vários arruamentos do Jardim do Morro. O momento era de reencontro, de partilha, de amizade e sobretudo de convívio entre os participantes que, entusiasticamente, aderem a tal novidade de um mercado de compra e venda de artigos usados, que tem como conceito, “o lixo de uns é o luxo de outros”.

flea - 04

flea -06

O cenário deslumbrante deste jardim de Gaia, mesmo merecendo melhor atenção e cuidado, até para continuar a receber a “Flea Market Porto”, só por si é ponto de referência, incluindo na componente turística, para se poderem contemplar ou adquirir verdadeiras relíquias antigas, “decoradas” pela luminosidade do património natural e paisagístico, ancorado pelo património arquitetónico de ambas as cidades banhadas pelo Douro, que oferecem a este evento também cultural uma atração muito particular.

flea - 07

flea - 08

Esta iniciativa, inspirada no “Flea Market de Barcelona”, recria os tradicionais mercados de segunda mão de várias cidades dos EUA e do norte da Europa, surgiu em Portugal, no Porto, tornando-se itinerante e podendo haver programação paralela, como lançamento de livros, inauguração de exposições ou projeções de filmes. O 6º aniversário da “Flea Market Porto” é assinalado no dia 23 de maio no Jardim do Passeio Alegre na Foz, sob o tema “A Pulga Alegre”.

Texto e fotos: José Lopes

01jun15

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.