Menu Fechar

PONTE DE LIMA recebeu a “I Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural”

Ponte de Lima foi palco da I Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural, que decorreu no passado dia 20 de maio, no Teatro Diogo Bernardes. Numa parceria entre a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) e o Município de Ponte de Lima, esta convenção reuniu um conjunto de personalidades com intervenção direta nesta temática, cuja missão é a de preservar e promover o património Histórico-Cultural.

Sendo Ponte de Lima o Município que detém atualmente a Presidência da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, o Presidente da Associação, Eng. Victor Mendes, congratulou-se com a realização desta Convenção em Ponte de Lima, considerando que foi rico em conteúdos, tendo ido ao encontro dos interesses da APMCH e do Município de Ponte de Lima.

Reconhecida como um exemplo em termos de preservação do seu património histórico-cultural, por parte de todos os intervenientes nesta convenção, o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, afirmou que desde sempre, “tem apostado numa política de preservação e valorização do património histórico-cultural, como forma de prolongar a sua riqueza cultural.”

patrimonio p lima -02

“Sensibilizar a população para a importância da defesa do património histórico-cultural, pois é uma riqueza para de nós”, foi a mensagem do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Xavier Barreto, que presidiu à cerimónia, e durante a qual agraciou duas personalidades, com a Medalha de Mérito Cultural, ao Prof. Doutor Adriano Vasco, e ao Prof. Doutor Francisco Manuel Lopes.

Medalha de Mérito Cultural atribuída ao Prof. Doutor Adriano Vasco, em reconhecimento de uma vida dedicada ao estudo, à investigação histórica, e às causas da cultura, do património e da arqueologia peninsular ao longo de mais de cinquenta anos.

Medalha de Mérito Cultural atribuída ao Prof. Doutor Francisco Manuel Lopes, em reconhecimento pela sua dedicação às causas do património e da reabilitação urbana, e à salvaguarda dos centros históricos em Portugal, ao longo de mais de uma década.

De realçar ainda a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Associação dos Municípios Portugueses com Centro Histórico e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com vista à realização de ações comuns.

Texto e fotos: Município de Ponte de Lima

01jun15

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.