Menu Fechar

Margarida Reis expõe na Galeria Municipal de Matosinhos

Depois do design de Siza Vieira e do festival Literatura em Viagem, Margarida Reis é a senhora que se segue na Galeria Municipal de Matosinhos. A artista que será este ano homenageada na Bienal de Artes de Vila Nova de Cerveira apresenta um conjunto de tapeçarias produzidas entre 2002 e a atualidade. A exposição, que foi inaugurada na tarde do passado dia16 de maio, ficará patente até ao dia 4 de Julho.

“Escritas do Sol” reúne uma vintena de peças de tapeçaria contemporânea, combinando o linho, a seda e o tule com pedrarias e fios de ouro e prata. “O modo como os isola ou justapõe tornam os seus trabalhos inigualáveis”, considera, no texto do catálogo, a crítica Isabel Fernandes, que compara o lento labor de Margarida Reis ao desvelo de uma Penélope aguardando o seu Ulisses.

Margarida Reis formou-se na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Foi professora na Escola Soares dos Reis e na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore entre 1984 e 1990, e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1993 e 1995. Está representada em diversas coleções particulares e ainda no Museu de Arte Moderna Culturgest e na Fundação Belmiro de Azevedo.

Texto: Jorge Marmelo (CMM) e EeT

Foto: CMM

01jun15

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.