Menu Fechar

Município de Ovar promoveu “I Mostra Social”

Apresentada como um evento inovador, a “I Mostra Social de Ovar”, promovida pela Câmara Municipal de Ovar, que esteve exposta na Praça da República entre os dias 8, 9 e 10 de maio, reuniu mais de duas dezenas de instituições e IPSS para “afirmar Ovar como um Território com Valor (es)”. Esta Mostra, com um vasto programa cultural, visou valorizar e divulgar junto da população, os múltiplos serviços e projetos das IPSS envolvidas, na área social, no município.

Entre as instituições que tiveram oportunidade de mostrar as suas atividades e desempenho do seu trabalho diário e em rede, na Rede Social de Ovar, constaram: Centro de Assistência Social de Esmoriz; Centro Comunitário de Esmoriz; Centro de Promoção Social do Furadouro; Centro Social da Habitovar; Projeto “Ovar Mais Inclusivo” – Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã; Centro Social e Paroquial S. Pedro de Maceda; Centro Social e Paroquial de S. João de Ovar; Centro Social Jesus Maria José; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Ovar; Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira e Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

mostra social - 02

mostra social - 03

Estas são algumas das instituições que localmente vão tentando aliviar os focos de pobreza que resultam das políticas de austeridade do poder central, que continuam a empurrar famílias para a exclusão social e níveis de pobreza de há mais de dez anos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a desigualdade na distribuição de rendimentos agrava-se e a taxa de privação material cresce. Há mais crianças pobres e quem é pobre está mais longe de deixar de o ser.

mostra social - 04

mostra social - 05

mostra social - 06

A “I Mostra Social” em Ovar é assim, não só uma iniciativa inovadora mas também uma resposta alternativa das próprias instituições, à lógica assistencialista dos governantes, num país que, nos últimos três anos, reduziu duramente as políticas sociais, nomeadamente as que afetam os desempregados, e as pensões sociais, como o Rendimento Social de Inserção (RSI), que objetivamente tinham sido políticas sociais fundamentais para, por volta de 2009 reduzirem parte da pobreza que entretanto voltou, com o aumento das fragilidades sociais a que o município de Ovar naturalmente não está imune.

Texto e fotos: José Lopes (*)

(*) Correspondente “Etc e Tal Jornal” em Ovar

01jun15

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.